TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Na Industria De Transformação

Dissertações: Contabilidade Na Industria De Transformação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  3.567 Palavras (15 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

1. CUSTOS INDUSTRIAIS................................................................................. 04

2. UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO................................................. 08

3. PRODUÇÃO CONJUNTA.............................................................................. 09

4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO....................................................................... 10

5. MÉTODOS DE CUSTEIO............................................................................... 11

6. SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS..................................................... 13

7. TARGET COSTING....................................................................................... 14

8. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E PONTO DE EQUILIBRIO.............................. 14

CONCLUSÃO......................................................................................................... 15

REFERENCIAS................................................................................................................ 16

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade possui diversas áreas de conhecimento e todas são de extrema importância, conhecer pontos essenciais do trabalho que será exercido pelos futuros contadores é vital para nossa formação profissional, nesse sentido este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da Contabilidade de Custos em geral, destacar os principais pontos dos custos industriais, evidenciar os benefícios que os sistemas de informação proporcionam, bem como sua importância. Ao longo do trabalho poderá ser percebida a importância embasamento teórico para a formação profissional.

1. Custos Industriais

As empresas industriais caracterizam-se pelo fato de atenderem às necessidades da clientela oferecendo a estes produtos diferentes dos que compram. Tais empresas modificam os bens adquiridos, transformando-lhes a estrutura ou a composição, às vezes agregando-lhes outros materiais, às vezes agindo sobre eles de tal modo que passam ter nova aplicação ou nova utilidade. Chama-se de custo industrial a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens. Para se apurar com precisão o custo de produção de um bem é necessário ter em mãos um relatório com as despesas gerais, subdivididas em despesas variáveis e fixas, diretas e indiretas, bem como, um bom critério de rateio, um mapa com o apontamento da mão de obra, um demonstrativo das horas máquinas e um almoxarifado que controle as saídas das matérias primas e materiais secundários. Conforme Silva (2007) a contabilidade de custos é a parte da contabilidade que identifica, registra e mensura os valores relativos a duas contas: Estoques, que compõem o Balanço Patrimonial, e Custo dos Produtos Vendidos (CPV), que compõe a DRE, além de cumprir com a função de prover informação de cunho gerencial para avaliação, análise e tomada de decisão.

Os custos são definidos como os gastos incorridos com o consumo de materiais, de mão de obra e de serviços contratados e necessários à fabricação de produtos ou na realização de serviços. Silva apud Allora (2007) afirma que os custos são fruto de tudo que acontece nas fabricações: suprimentos, cadências, eficiência, produtividades, desperdícios, gastos excessivos, qualidade deficiente, projeção imperfeita e muitos outros fatores. Todos eles se reúnem no custo. Não há, nos contextos industriais, índice mais sintético e resolutivo do que o custo: ele vai dizer se a empresa é ou não competitiva, se ela vai ou não vender, se ela vai ou não lucrar. Costa (2009) também afirma que os custo dos produtos fabricados pode ser considerado uma parcela do gasto que é aplicada na produção ou em qualquer outra função de custo, ou seja é o gato incorrido na fabricação de bens/serviços destinados a venda.

Quando falamos em Contabilidade de Custos é necessário que se faça distinção das terminologias que está parte da contabilidade aborda para que não haja erro no momento da alocação dos recursos que são utilizados na fabricação, sendo assim seguem as principais terminologias adotadas pela Contabilidade de Custos.

• Custo: é o gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, portanto o custo também é um gasto que está diretamente relacionado com a produção de um bem ou serviço.

• Gasto: é o sacrifício financeiro que a entidade faz para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, independente da finalidade desse produto/serviço.

• Despesa: bemol serviço consumido diretamente ou indiretamente para obtenção de receitas, é o dispêndio ocorrido fora da área de produção de produção de um bem ou serviço.

• Preço: valor estabelecido e aceito pelos partes para transferência de propriedade ou bem ou para prestação de um serviço.

• Investimento: gasto com bens ou serviços para aumentar sua vida útil,ou também benefícios atribuíveis a períodos futuros.

• Desembolso: pagamento resultante de um bem ou serviço.

• Perda: um gasto não intencional, proveniente de fatores externos ou da atividade normal da fabrica, por exemplo fator externo perda de estoque decorrente de incêndio e interno perdas normais de matéria prima.

Nas grandes empresas, a área de custos tem papel de destaque, constituindo, em alguns casos, um departamento dirigido por um gerente de mesmo nível hierárquico que o do contador da empresa. Isso nem sempre ocorre nas pequenas e médias empresas, nas quais a área de custos subordina-se à contabilidade geral. Os custos de produção industrial são formados por alguns elementos, são eles: Materiais, Mão de obra e Custos indiretos de fabricação.

a) Materiais

São elementos tangíveis necessários à produção do bem/serviço, o material principal é chamado de matéria-prima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com