TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Nacional

Dissertações: Contabilidade Nacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  1.418 Visualizações

Página 1 de 2

1. Costumamos dizer que a economia real é muito mais complexa do que a economia exemplificada nos livros e textos. Quais os argumentos que os autores levantam para defender tal ponto? Se a economia real é tão mais complexa, qual o sentido de procurarmos modelos e técnicas que simplifiquem a realidade?

2. O que significa termos uma economia fechada? Esse tipo de economia é realista dentro do contexto econômico mundial?

R. Economia fechada é quando não há transações comerciais externas, ou seja, com o resto do mundo. Não, dentro do contexto mundial econômico atual é praticamente impossível um país não realizar transações com outros países.

3. Considerando uma economia fechada e sem governo, quais as contas fundamentais para garantir o equilíbrio de tal economia?

R. Produção (produto, consumo das famílias, variação de estoques) e Investimento.

4. Qual o sentido da conta de produção dentro de um contexto de economia fechada e sem governo?

R. A conta Produção envolve de um lado o produto e do outro sua utilização ou destino, ou seja, o consumo das famílias e a formação ou variação de estoques.

5. O que considerado investimento dentro de uma economia? Como o investimento é comumente separado?

R. É considerado investimento tudo aquilo que é produzido, mas que não é consumido no mesmo período, significando consumo futuro. É dividido em variação de estoques (que são os bens que o consumo se dará de uma única vez) e em formação bruta de capital fixo (que são os bens que não desaparecem depois de uma única utilização).

6. O que é depreciação? De que forma ela afeta o cálculo do produto em determinada economia?

R. Para chegarmos no valor do produto líquido é necessário descontar do produto bruto aquela parcela referente ao desgaste do estoque de capital da economia, isto é a depreciação. Afeta o cálculo do produto pois se desconta o respectivo valor da depreciação, juntamente com todos os outros custos para chegar ao valor do produto líquido.

7. O que diferencia um equilíbrio interno de um equilíbrio externo? Qual a importância do princípio das partidas dobradas para assegurar a existência de tais conceitos?

R. O equilíbrio interno supre as necessidades de igualar valores entre débitos e créditos em cada uma das contas, enquanto o externo implica na necessidade entre todas as contas do sistema. O princípio das partidas dobradas rege que para cada lançamento a débito deve sempre ter um correspondente a crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com