TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de estudar a contabilidade nacional

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  4.713 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de falarmos da importância do estudo e conhecimento da contabilidade nacional, vamos compreender o que isso significa.

A contabilidade nacional é um instrumento que representa, sintetiza e quantifica as transações realizadas de uma economia. Apesar de partilhar muitas características com a contabilidade das empresas, a contabilidade é baseada em agregados económicos. As contas nacionais representam de uma maneira geral a produção, o rendimento e a despesa dos agentes económicos dentro de uma economia, incluindo as transações com o resto do mundo, e a sua riqueza.

A medida que as relações económicas se foram desenvolvendo e tornando mais complexas, quer os estudiosos dos fenómenos económicos quer os responsáveis pela sua condução, começaram a sentir a necessidade de um instrumento que lhes permitisse quantificar a atividade económica nacional. Embora a preocupação de medir as relações económicas que se estabelecem entre os diversos agentes económicos de um dado pais tenha já merecido a atenção dos mercantilistas.

A Contabilidade Nacional pode ser definido como uma técnica de síntese estatística cuja finalidade é descrever, mediante um conjunto coerente e detalhado de contas e quadros contáveis, as caraterísticas da atividade econômica e seu resultado em uma economia, bem como seus relacionamentos com o resto do mundo, durante um verdadeiro período de referência ou em um instante do mesmo. É pois, um instrumento, ou conjunto deles, que permite obter uma representação quantificada da economia de um país, a partir do registro, no enquadramento de uma determinada estrutura contável, dos fluxos e fundos originados entre as unidades econômicas do território e entre estas e as do exterior.

Um SCN (Sistema de Contas Nacionais) caracteriza-se por estabelecer categorias e classificações à enorme variedade de unidades e operações que configuram a realidade econômica de um país e integrar em um enquadramento contável que permita obter uma representação simplificada mas completa desta realidade.

Os sistemas de contas Nacionais têm um duplo objeto, servir de fonte de informação para a análise da realidade econômica e sua previsão, e fornecer o banco de dados necessário para facilitar a adoção de decisões e contribuir à formulação da política econômica.

A conclusão é que, o sistema de contabilidade ou contas nacionais é o que define e atuam no campo do desenvolvimento e da economia dos países. Ela que promove planos e estratégias para o crescimento da produtividade nacional.

Contudo, o acesso a essa área é escasso a grande parte da população, o que faz alguns cidadãos não terem ideia de como isso funciona, o essencial era este conhecimento ser adepto a todos, pois é de extrema importância para a política nacional e sua melhoria.

A importância geral de conhecer estas definições e seus propósitos é que, com isso, todos nós seriamos páreos a falar e contribuir para a melhora do desenvolvimento socioeconômico do país e também ter a transparência e fiscalização dessas práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com