TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade nacional

Por:   •  17/9/2015  •  Dissertação  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 3

Um país tem um controle de suas contas e para isso usa-se a contabilidade nacional, onde tudo que é produzido de riquezas é incluído na contabilidade nacional. Desde que se falou da intervenção do estado, foi idealizado um sistema que contabilizasse tudo o que fosse produzido e gerado de riqueza em tal país e tal sistema foi desenvolvido pela ONU. A partir de 1985 no Brasil a contabilidade nacional é de responsabilidade do IBGE sendo o chamado sistema nacional de contas.

A contabilidade nacional é formada por 5 contas:

A) Conta de produção: menciona tudo o que é produzido no país, e trabalha com a identidade fundamental da macroeconomia. O produto nacional é idêntico a despesa nacional

B) Conta de apropriação: mostra como os indivíduos compõe a renda (consumo e poupança). A partir das rendas dos indivíduos, estuda o que elas gastaram em consumo e poupança.

C) Conta consolidada de Capital: identidade que existe entre investimento e poupança. Onde a poupança da família, onde a poupança via sistema monetário se transforma em investimento para as empresas, para que essas possam aumentar a produção gerando emprego e renda

D) Resto do mundo: contabilidade entre o Brasil e os outros países, especificamente o comercio internacional, assim as relações comerciais entre os países estão contabilizados nessa conta, pelos fluxos de entrada e saída. Além disso essa conta mostra o grau de dependência de um país com o resto do mundo

E) Conta corrente do governo: onde todas as receitas e despesas do governo são contabilizadas

A conta de produção gera o produto agregado da economia, tudo o que é produzido no país em termo de geração de riqueza, onde soma-se de todos os bens e serviços finais produzidos em uma economia, em um certo período. O produto agregado como já dito mede a produção de riquezas, e para isso usa-se o sistema monetário, deve ter a garantia de que esses bens são finais e ser comparada a produção geral do país de um ano para o outro para identificar melhoria ou não.

O produto nacional bruto é o valor de mercado de todos os bens, que se mede a atividade econômica do país, capaz de dar indícios do bem estar da sociedade e permite avaliar o desenvolvimento da economia.

Em síntese Produto nacional = Gastos pessoais em consumo + Gastos do Governo em Bens e Serviços + Investimento Privado Nacional + Exportações de Bens e Serviços - Importações de Bens e Serviços.

Havendo o produto nacional liquido, que é o produto nacional bruno, menos o valor das depreciações dos bens de capital sofridas em determinado espaço de tempo.

A partir da contabilidade nacional obtém além do produto nacional bruto, o produto interno bruto, que no caso é o valor agregado da produção de bens e serviços interno do país. E também a renda nacional que é a soma de todos os rendimentos de residentes em um determinado país, ou seja os rendimentos pagos aos fatores de produção. Como por exemplo salários, rendimentos dos fatores de produção (aluguéis, juros, dividendos, etc.).

Da contabilidade nacional extrai a balança de pagamentos que no caso é o registro contábil, das transações de um país com o resto do mundo, nela está envolvida as transações com mercadorias, serviços e com capitais.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com