TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Contabilidade nacional

Por:   •  28/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Brasília

Departamento de Economia II/2016

Contabilidade Nacional

Prof. Lucas Vitor de Carvalho Sousa

Turma C

Lista de Exercícios 1

Stephanie Pereira Rodrigues

Matrícula: 15/0148704

1.Qual a diferença entre macroeconomia e contabilidade social? Explique o termo social – porque social?

Contabilidade Social reune intrumentos de mesnsuração capazes de estimar o funcionamento da economia de um país num determinado período de tempo. Macroeconomia é um ramo da economia que estuda, em dimensão macroscópica e por meios estatísticos e matemáticos, os fenômenos econômicos e sua distribuição em uma estrutura ou em um setor.

2.Na economia de mercado em que vivemos, fazemos inúmeras transações com diferentes tipos de bens e serviços. Assim, como agregar, por exemplo, toneladas de bananas, metros de tecido, unidades de aparelhos de TV, automóveis, cabeças de boi, apartamentos, toneladas de aço, pés de alface, litros de leite, quilowatts de energia, horas de tralho de atores de teatro? Qual a técnica contábil utilizada para fazer tal agregação/contabilização? Explique essa técnica.

Por meio da moeda ou dinheiro que é possível agregar e mensurar uma infinidade de transações. E é utilizada a técnica das partidas dobradas para medir tais transações, ou seja, para cada lançamento de débito é lançado um lançamento em crédito.

3.A contabilidade social não se reduz ao sistema de contas nacionais. Quais outros instrumentos fazem parte da composição da contabilidade social de uma dada economia?

O balanço de pagamentos e as contas do sistema monetário.

4.No cálculo do produto final agregado, o que devemos considerar: o consumo de bens finais ou de bens intermediários? Por quê?

Para se chegar ao produto agregado da economia é preciso deduzir do Valor Bruto de Produção o Consumo de bens intermediários, porque o produto é igual a soma dos valores adicionados. Porém a forma mais fácil é considerar apenas os bens finais.

5.Dentro da contabilidade social, o que quer dizer a ótica da despesa ou a ótica do dispêndio? Essa é a única forma de se mensurar o produto de uma economia em um dado período?

Avalia o produto de uma economia considerando a soma dos valores de todos os bens e serviços produzidos no período que não foram destruídos (ou absorvidos como insumos) na produção de outros bens e serviços. Mas não é a única forma de mensurar o produto da economia, existem também a ótica da renda e a ótica do produto.

6.Explique a identidade produto ≡ renda ≡ dispêndio.

A identidade significa que, se quisermos avaliar o produto de uma economia num determinado período, podemos somas o valor de todos os bens finais produzidos, ou somas os valores adicionados, ou somar as remunerações dos fatores de produção, e que vai chegar ao mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com