TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Emnpresarial

Monografias: Contexto Emnpresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 10

Contexto Empresarial

Funções Administrativas

Administração é a realização das atividades administrativas, que são as funções de previsão, organização, comando, coordenação e controle. Essas funções constituem o processo administrativo.

Previsão é a tentativa de avaliar o futuro por meio de um plano a fazer as previsões a realizar esse plano ( essa função deu origem a função de planejamento). A previsão comporta três aspectos: projeção ( o futuro é continuação do passado); predição ( o futuro não é uma continuação do passado, por fatores fora do controle da empresa); e planejamento ( o futuro não é uma continuação do passado, mas por fatores sob o controle da empresa).

Organização é a mobilização dos recursos humanos e materiais para transformar o plano em ação.

Comando é estabelecimento de orientações para os empregados e obtenção das coisas feitas.

Coordenação é a obtenção da unificação e da harmonia de todas as atividades e esforços.

Controle é a verificação de que as coisas aconteçam em conformidade com as regras estabelecidas e expressas pelo comando.

Apesar de se terem passado muitas décadas desde o estabelecimento dessas funções por Fayou, elas ainda são descritas como Funções Administrativas. Fayou considerava a previsão a principal função administrativa.

Fayou é considerado o pai da administração moderna .

Patrimônio

Património é o conjunto de direito subjectivos sobre determinada coisa com valor pecuniário. O patrimônio constitui uma universalidade e é indivisível, não podendo ser desmembrado. Não se admite pluralidade de patrimônios na mesma pessoa, e isso porque, fundamentalmente, se fosse facultado a cada sujeito, a seu exclusivo critério, separar bens do patrimônio e com eles formar massas patrimoniais separadas, que não possam ser visadas pelos seus credores em geral, seria possível desfalcar impunemente seu patrimônio, tornando-se incontrolável a fraude contra credores ou a fraude de execução. Em Direito, "bem" é por vezes um sinônimo de "patrimônio". O inventário seria o primeiro procedimento jurídico para se levantar o patrimônio de uma pessoa (o segundo seria o Balanço Patrimonial). patrimonio e aquilo que nos foi deixado por alguem que pertence a alguem, uma herança

Portanto, pode se afirmar que existem vários sentidos para o termo "patrimônio": pode ser o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade; pode ser o conjunto de bens de uma entidade; ou pode ser o conjunto de bens de uma coletividade, como no caso de património arquitectónico, património cultural, etc.

Fontes origens de recursos

Capital Social

O Capital de uma maneira geral é o conjunto de recursos à disposição da empresa ou entidade seja ela Sociedade Anônima ou Limitada, e com os quais ela irá trabalhar para alcançar seus objetivos, sejam ele econômicos ou sociais.

Capital a Realizar é a parte do Capital Social Subscrito, ainda não integralizado pelos sócios. Quando se faz uma sociedade, cada sócio se responsabiliza de entrar com o quantidade de dinheiro combinada até o dia previsto; quando os sócios vão injetando suas partes, capital vai se integralizando, a diferença entre CSS(Capital Social Subscrito) - CI(Capital Social Integralizado) = CR(Capital a Realizar ou a integralizar).

Capital de Terceiros

São os recursos que a empresa obteve com terceiros, ou seja, são todas as obrigações, de curto e de longo prazo, assumidas pela empresa.

Em finanças, alavancagem é o termo geral para qualquer técnica aplicada para multiplicar a rentabilidade através de endividamento. O incremento proporcionado através da alavancagem também aumenta os riscos da operação e a exposição à insolvência.

Formas comuns de conseguir alavancagem são: tomar dinheiro emprestado, comprar ativos fixos e usar derivativos.

Portanto, só existe alavancagem financeira se a empresa possuir capital de terceiros em sua estrutura de capital.

Alavancagem financeira corresponde à relação entre capital próprio e créditos aplicados em uma operação financeira. Segundo Gitman , é o uso de ativos ou recursos com encargos financeiros fixos, para aumentar os efeitos de variações do lucro antes de juros e imposto de renda sobre o lucro por ação - ou seja, para aumentar o retorno dos acionistas da empresa. Assim, a empresa usa recursos de terceiros (basicamente, empréstimos, debêntures, ações preferenciais, etc.) para maximizar os efeitos da variação do lucro operacional (LAJIR) sobre os lucros por ação. Geralmente, elevações na alavancagem resultam em aumentos de risco e de retorno; reduções na alavancagem resultam em menor risco e menor retorno.

A alavancagem financeira é positiva quando capitais de longo prazo de terceiros produzem efeitos positivos sobre o patrimônio líquido. Os capitais de terceiros de longo prazo só são vantajosos para uma empresa quando o retorno sobre o patrimônio líquido for superior ao retorno sobre o ativo. De nada adiantaria a uma empresa captar recursos a longo prazo, se estes fizessem com que o retorno sobre o patrimônio líquido recuasse à sua posição anterior à da captação. Alavancagem financeira é isso: a "alavanca" que esta captação produz (ou não) no retorno aos acionistas.

Análise de Mercado

Uma análise de mercado consiste num estudo da envolvente externa da empresa que permita a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que se encontram fora do controlo direto da organização mas que de forma direta ou indireta a podem influenciar com maior ou menor intensidade. O conhecimento destes elementos é particularmente importante no momento em que estão a ser estabelecidos os objetivos estratégicos, bem como os planos estratégicos e operacionais para os atingir.

Uma análise de mercado deve ser efetuada não apenas numa perspectiva estática, mas também dinâmica, procurando identificar oportunidades que a empresa possa aproveitar e ameaças que deva evitar ou reverter a seu favor.

Demanda, oferta e equilíbrio de mercado

Conceito: “A demanda ou procura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com