TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Histórico de John Locke

Por:   •  19/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 2

CONTEXTO DE ÉPOCA

     John Locke nasceu em 1632 na Inglaterra a qual vivia um regime monárquico absoluto, momento conturbado de grandes tensões sociais, religiosas e políticas incessantes. Como destaque, evidencia-se, duas vultosas revoluções, a Gloriosa e a Puritana, ambas faziam parte do mesmo sistema revolucionário e almejavam desestabilizar a monarquia absolutista inglesa. Vale ressaltar também, a importância dos movimentos supraditos, dado que foram responsáveis por impulsionar a Revolução Industrial e, consequentemente, o desenvolvimento capitalista.

     O reino da Inglaterra por muito tempo possuiu o poder centralizado unicamente na Coroa inglesa, a qual detinha controle absoluto sobre tudo, resultando em crises que geraram revoluções como a Puritana, também denominada Guerra Civil Inglesa. Este conflito foi resultado de um combate entre o Rei interessado em manter aquele regime político, e os Puritanos com a burguesia interessados em transformar o país em um governo liberal. A mesma ficou marcada pelas atitudes do Rei Carlos I, o qual não aceitava intervenção política dos parlamentares passando a governar de forma autoritária, fato qual desdenhou a sua decapitação após a vitória do Parlamento.

     Por conseguinte, sucedesse a Revolução Gloriosa, responsável pelo marco do fim do absolutismo e o predomínio do Parlamento levando a Europa a presenciar a construção de uma monarquia constitucional, ou seja, o rei teria o direito de permanecer no trono, entretanto, com poderes limitados, construindo um Estado liberal-burguês. Vale ressaltar que as ideias de respeito à vida, à liberdade e à propriedade do filósofo apoiador do liberalismo John Locke influenciaram de forma direta o novo regime instalado após tal. Desse modo, diversos grupos passaram a ter mais acesso ao poder, surgindo então um modelo com instituições que serviam à população, garantido liberdade individual e econômica.

     Vale ressaltar que ambas as supracitadas criaram as bases para um sistema político e econômico que despertou o anseio dos indivíduos a investirem, a fim de buscar uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, a Inglaterra se desenvolveu e em pouco tempo se tornou a maior potência do mundo, com auxílio da revolução Industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com