TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura

Resenha: Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Resenha  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  440 Visualizações

Na linguagem socioantropológica, cultura é tudo o que resulta da criação humana.

A Cultura tanto compreende idéias quanto artefatos. É clássica a definição de Edward B. Tylor: “Um todo complexo que abarca conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e outras capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade”. O que deve ser ressaltado nessa definição é a indicação de que a cultura compreende todas as elaborações resultantes das “capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade”, pois a cultura, como já deve ter ficado claro, não decorre da herança biológica do homem, mas de capacidade por ele desenvolvidas através do convívio social. Só o homem possui cultura. Todos os homens possuem cultura, no sentido de que, vivendo em sociedade, participam de alguma cultura. Ao contrário do que se afirma na linguagem vulgar, quando se diz que algum indivíduo não tem cultura, a cultura não é exclusiva das pessoas letradas, já que qualquer indivíduo normalmente socializado participa dos costumes, das crenças e de algum tipo de conhecimento da sua sociedade

A cultura não-material compreende, como a expressão denota, o domínio das idéias: a ética, as crenças, os conhecimentos, as técnicas, os valores, as normas, etc.

A cultura material é constituída dos artefatos e objetos em geral. Um machado tosco, feito com uma lasca de pedra presa por cipós à extremidade de um pedaço de madeira, é, numa sociedade não-letrada, uma expressão de sua cultura material; um avião, na nossa sociedade, é componente da parte material da nossa cultura.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com