TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura

Casos: Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  2.420 Visualizações

Página 1 de 3

Resolução dos exercícios: INDIVÍVIDUO, CULTURA E SOCIEDADE.

1. Em que a vida social entre os seres humanos é diferente de vida social entre animas e não humanos?

R: Os padrões de comportamento do dos animais não humanos possuem um altíssimo grau de estabilidade no tempo e no espaço, os padrões de comportamento do homem são extremamente flexíveis. Isto ocorre porque os padrões básicos de comportamento dos animais não humanos são transmitidos através de heranças biológicas. Já os padrões de comportamento do homem são transmitidos e aprendidos através da comunicação simbólica. As formas padronizadas de agir dos animais não humanos são transmitidas geneticamente, logo, decorrem da natureza, enquanto as padronizações predominantes do comportamento humano não estão nas condições biológicas típicos da nossa espécie. Os padrões de comportamento do homem são artificiais, criadas pelo próprio homem.

2. Qual a importância da socialização para a sociedade humana?

R: É através da socialização que o individuo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Portanto a socialização é um processo fundamental não apenas para a integridade do individuo na sua sociedade, mas também para continuidade dos sistemas sociais.

3. Por que as sociedades tribais não possuem subculturas?

R: Subcultura significa parte de uma cultura, nas sociedades complexas, as pessoas tendem a participar simultaneamente de varias culturas. Já as sociedades tribais, tende a possuir um grau muito alto de homogeneidade e de integração. O ritmo de transformação dessas culturas tende a ser lento, quando comparados com o ritmo da mudança nas sociedades complexas, como a que vivemos.

4. Quais as características da cultura de massa?

R: Cultura de massa é aquela parte da cultura total de uma sociedade composta de padrões de comportamento e de pensamento “comuns ás subcultura de uma sociedade heterogênea” , sendo a sua difusão resultante da ação da chamada indústria cultural, notadamente dos meios de comunicação de massa. Os padrões de cultura de massa são partilhados por todos ou pela maioria dos indivíduos em tais sociedades independentemente do nível de renda, do grau de instrução, do tipo de ocupação e da localização espacial. A cultura de massa refere-se, sobretudo a aspectos superficiais do lazer, do gosto artístico e do vestuário.

5. Quais as relações ente o nível Intermental e o nível interacional da sociedade?

R: O comportamento coletivo, que constitui o nível internacional da sociedade, o que faz as pessoas de fato, entre si, pode ser observado, tanto direta quanto indiretamente. Mas o comportamento humano tanto pode revelar, quanto ocultar as relações entre as pessoas. As relações sociais, de cooperação, competição, antagonismo, dominação, submissão, exploração, conflito, por exemplo, não pode ser diretamente observada, mas somente pode ser inferidas através do comportamento humano.

Uma pessoa em contato superficial com duas outras, pode-se concluir, a partir da cordialidade mutua expressa através do comportamento daqueles indivíduos, que as relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com