TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Clima

Artigo: Cultura E Clima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido

Curso: Tecnólogo em Gestão de RH

Disciplina: Gestão do Clima Organizacional Data: 31/03/2014

Profa. Míria Ângela Coelho Reis Valor: 1,0 ponto

Nome: Flávia Roberta Nonato da Silva

Título do Artigo: Transformação do Contrato Psicológico no Contexto da Privatização: Estudo de Casos.

1. Discorra sobre o tema do artigo

2. Cite e explique os conceitos principais.

3. Relacione os pontos principais da pesquisa e discorra sobre a importância desse conhecimento para os profissionais de RH. Ou seja, qual a base tais conhecimentos podem oferecer para os profissionais de RH?

4. Faça uma crítica em relação ao artigo (dê sua opinião fundamentada)

Atenção!

- Entregar ao professor no dia 07/04/2014, ou seja, no dia da prova.

- Não precisa copiar as perguntas, anexar esse roteiro às respostas.

Antes de entender o estudo dos casos é necessário entender o que é o contrato psicológico que é um contrato implícito e não formal , que ocorre através da visão do empregado, onde é formada através de trocas de obrigações e direitos de ambas as partes, e no entanto existem dois tipos de contrato tradicionais e relacionais segundo (Robinson, Kraatz e Rousseau,

1994; Robinson, 1995; Herriot e Pemberton, 1996).

Os contratos transacionais se caracterizam especificamente por oferecimento de serviço em troca de valores monetários e já os contratos relacionais são de longa duração, por se inclinarem às criações de relações contínuas e duradouras, onde os termos da troca são cada vez mais abertos.

ROMPIMENTO DO CONTRATO PSICOLÓGICO

No momento que a identificação da violação do contrato ocorre então o rompimento no caso dos contratos transacionais os empregados se sentem traídos e injustiçados e automaticamente já reagem negativamente em relação a empresa com menos vigor mais porem tenta equilibrar a final a relação e movida por valores monetários . E já os relacionais no caso de violação já acham desnecessários qualquer tipo de serviço extra e já não age com tanta lealdade em relação as obrigações principais. Enfim isso tudo é um dos motivos do absenteísmo.

RENEGOCIAÇÃO DO CONTRATO PSICOLÓGICO

Ocorre sempre uma renegociação do contrato psicológico, logo que a empresa percebe a necessidade de mudança, mais é necessário deixar claro para os empregados que a visão do antigo modelo acabou e que agora as coisa iram mudar para melhor.

METODOLOGIA

Foi feita a pesquisa em duas empresas enfim foram transcritas mais de 800 paginas e entrevistadas mais de 42 duas pessoas e tudo que foi aprendido na primeira empresa foi uma visão superficial e já na segunda empresa veio para complementar e aprofundar o que já havia entendido na primeira empresa.

OS ESTUDOS DE CASO

A ServA, era uma empresa estatal ate que em 1996, já se preparando para a iminente privatização de todo o setor, a empresa ofereceu um primeiro Plano de Desligamento Incentivado (PDI), que obedecia a determinadas regras impostas pela diretoria. Em 1998, a empresa foi vendida, junto com outras empresas do mesmo setor. Enfim a empresa criou critérios para a concessão da demissão já que os funcionários estavam insatisfeitos com salários e havia mais possibilidade de crescimento em outros lugares alguns estavam preocupados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com