TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

Tese: CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  Tese  •  3.659 Palavras (15 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIZAÇÃO

Rolim de Moura

2013

CONTABILIZAÇÃO

Trabalho elaborado para a disciplina Portfólio Individual da Universidade *******, com o objetivo de obtenção de conceito.

Rolim de Moura

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ............................................................................................... 4

2. REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................................ 5

2.1. FOLHAS DE PAGAMENTO ....................................................................... 5

2.2. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL ................................................ 10

2.3. PROCESSO CONTÁBIL .......................................................................... 12

2.4. ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL .............................................. 14

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................ 18

4. REFERÊNCIAS .......................................................................................... 19

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva abordar alguns temas sobre Rotinas trabalhistas e Contabilização. Veremos sobre a importância da Folha de pagamento com seus proventos e descontos. Levando-se em conta atualmente os novos conceitos de administração e de gestão participativa, pode-se afirmar que o grande diferencial das organizações corresponde ao seu potencial humano. Através deste trabalho poderemos entender a dimensão das organizações no estudo do comportamento organizacional, pela análise de fatores como cultura e clima organizacional.

Na contabilização de uma empresa é essencial saber o que é processo contábil e saber conceitos de alguns itens que o compõe. Veremos também Juros compostos, dando ênfase nas diferenças entre as taxas e saberemos quando são efetivas, nominais, proporcionais e equivalentes.

2. ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

2.1. FOLHA DE PAGAMENTO

A elaboração da folha de pagamento é uma obrigação acessória das empresas. Porém, mesmo antes de ser exigida, já era feita pelas empresas por uma questão de controle.

Para elaboração da folha de pagamento da empresa JFM Serviços Especiais LTDA, são considerados alguns proventos que é tudo o que o empregado tem direito a receber, e alguns descontos que são os valores que a empresa deve deduzir do salário dos empregados, que serão descritos a seguir:

• Contribuição Sindical.

O desconto da contribuição sindical corresponde a um dia de salário e é feito anualmente por todos que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de profissão liberal, independentemente de autorização ou de serem associados ou não a um sindicato. Deve ser efetuado no mês de março; quando os empregados forem admitidos após o mês de março, o desconto é feito no mês subseqüente ao da admissão.

• Desconto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Quem trabalha com carteira assinada, contribui com o INSS mensalmente. O desconto da previdência social já vem descontado diretamente na folha de pagamento, e incide sobre todos os ganhos que o funcionário recebe da empresa.

Os trabalhadores das empresas (públicas ou privadas) que contribuem com este órgão e os trabalhadores avulsos ou autônomos que contribuem por conta própria com carnês, em troca adquirem benefícios. Alguns dos direitos que são adquiridos ao pagar INSS são: seguro contra acidentes pessoais ou de trabalho, direito a aposentadoria por tempo de trabalho ou por idade, aposentadoria por invalidez; auxílio doença; pensão por morte, etc.

O percentual de desconto é calculado através da alíquota para fins de recolhimento do INSS. Cada trabalhador contribui de acordo com seu salário e categoria de trabalho.

• Desconto do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte).

A tributação do IRRF incide sobre os rendimentos admitidos pela Receita Federal. Para os rendimentos do trabalho assalariado, desconta-se o IRRF para repassar à Receita Federal de acordo com a tabela.

• Faltas.

A falta sem justificativa do trabalhador ao serviço resulta no desconto do dia respectivo em seu salário e o empregador tem direito de descontar também a remuneração do repouso semanal. Dependendo da quantidade ou circunstâncias podem resultar em fala leve ou grave; sendo grave, ou seja, várias faltas, o empregador pode descontar do 13º salário e ainda diminuir o período de férias. Salvo se a falta for considerada justificada.

O empregado pode deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo no salário:

I. Até dois dias consecutivos, em caso de falecimento dos cônjuges, ascendentes, descendentes, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com