TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O comportamento do clima e da cultura

Projeto de pesquisa: O comportamento do clima e da cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ANA CLARA BATISTA AMORIM

Restaurante Fellini ; Gestão Com Pessoas

Goiânia

2013

ANA CLARA BATISTA AMORIM

Restaurante Fellini ; Gestão Com Pessoas

Comportamento clima e cultura

Metodologia cientifica

Psicologia organizacional

Goiânia

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................,4

ECONOMIA E MODELO DE GESTÃO...............................................5 e 6

RELAÇÕES INTERPESSOAIS..................................................................7

TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO...................................8

CONCLUSÃO..............................................................................................9

INTRODUÇÃO

A flexibilidade do horário de trabalho é uma exigência do mundo globalizado e uma tendência no mercado, principalmente para multinacionais e empresas que mantêm relações com o exterior.

De um lado, os negócios ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários. De outro, empregados focam no resultado, com liberdade de administrar seu horário.

Neste trabalho abordaremos, as vantagens e desvantagens da flexibilidade dos horários de trabalho dentro das organizações, tendo objetivo de avaliar o nível de produtividade e o grau de satisfação alcançando pelas partes envolvidas.

Vivemos também os objetivos de trabalhar com grupos e equipes, e a grande inovação da era da informação, os benefícios que a globalização trouxe para o mundo de hoje através dessa nova era.

2. ECONOMIA E MODELO DE GESTÃO

2.1 Horários Flexíveis

A cada dia esta mais frequente a adoção pelas empresas, de pelo menos, alguns dos tipos de flexibilidade do horário de trabalho dentre as muitas que se vem apresentando nos tempos atuais. Um dos tipos de flexibilidade no horário é o acordo que o empregado faz com o empregador de ter entradas e saídas moveis, trabalhar em algumas horas a mais, e ter folga em outros dias da semana, existe também o horário flexível diário, quando o empregado pode entrar e sair do trabalho no horário que preferir, totalizando às 40 horas semanais. Oferecer algumas destas alternativas, sem duvida, aumenta significativamente o bem-estar dos trabalhadores, mas é preciso entender quais modelos se encaixam melhor para cada um deles.

Podemos observar nas grandes cidades, por exemplo, São Paulo, que o problema de transito dificulta o cumprimento de horários rígidos de inicio e termino do trabalho pelos trabalhadores em geral, algumas empresas reconheceram este problema e adotaram o horário flexível.

As empresas de grande porte que têm contato com o exterior necessitam de funcionários comprometidos que se disponibilizam atenderem clientes, que estão em locais de diferentes fusos horários, neste caso, a flexibilidade se torna uma exigência do mercado; Oferecer essas alternativas aumenta significativamente o bem-estar dos trabalhadores, mas é preciso entender quais modelos se encaixam melhor para cada um deles, cada tipo de flexibilidade, porem, possui um publico “ideal”, que muda de acordo com o aumento pessoal e de carreira.

Sabemos que hoje, os seres humanos estão mais exigentes, o que abre de certa forma a “janela” da concorrência, e as empresas necessitam ter um diferencial, precisam ter funcionários engajados e satisfeitos dentro das organizações, para atender a clientes tão diferenciados. Tendo em vista o cenário de um novo paradigma organizacional, que decorre do desenvolvimento das tecnologias de informação, tal cenário nos faz indagar sobre os modelos assumidos por essas “novas organizações”.

Desta forma, nos tempos atuais já não é incomum, a empresas, utilizarem forma de trabalho mais flexível, como trabalho em casa, horário flexível dos funcionários, teletrabalho, ou banco de horas no lugar de horas extras.

2.2 Vantagens da empresa ao adotar o horário flexível

As organizações ganham com maior produtividade dos trabalhadores, que ficam satisfeitos com a administração do seu tempo. A satisfação reflete na qualidade do serviço que é o que realmente importa para a empresa.

A empresa também lucra com a rotatividade reduzida e com a fidelidade dos trabalhadores que surge em decorrência da adoção da flexibilidade de horário.

2.3 Vantagens do empregado ao ser contratado no Horário flexível

São muitas as vantagens para os empregados, com adoção do horário flexível, eles ficam mais satisfeitos, motivados. A flexibilidade permite em geral que esteja em melhor equilíbrio com o trabalho e a família, o que diminui o nível de cansaço e estresse e proporciona melhorias na qualidade de vida, pois administra o seu tempo para resolver assuntos pessoais, como fazer uma consulta, levar o filho ao medico, tratar de assuntos financeiros, sem ter a necessidade de faltar, atrasar.

2.4 O Ambiente das organizações e o estereótipo do homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com