TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Exames: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

- Como é a cultura organizacional de uma empresa que você conhece?

R: Os funcionários aprendem a cultura da empresa através de rituais, através de símbolos materiais e da linguagem. Todos os funcionários desta empresa seguem valores, objetivos comuns e os princípios de conduta ética mais importante que orientam o cotidiano e suas relações na Companhia. A reputação de honestidade e integridade da Companhia é um ativo valiosíssimo, a violação dessa política pode, portanto afetar seriamente a Companhia, e o funcionário que deliberadamente viole esta política estará sujeito a ações disciplinares incluindo o seu desligamento. Focada nos relacionamentos, nas responsabilidades individuais de cada funcionário, caracterizada pela orientação para a busca dos resultados, orientação para a equipe, agressividade no mercado, e pode ser classificada como cultura organizacional aberta.

- Como eu queria que fosse a cultura organizacional desta empresa?

R: Uma cultura que valorize mais o seu funcionário, reconhecendo o seu trabalho, valorizando e incentivando as novas ideias de seus colaboradores, criar um ambiente mais motivador, em suma, criar um canal de abertura para novas ideias, e uma melhora no processo de integração do funcionário na Companhia.

- Quais são os conflitos existentes dentro dos vários papéis dentro de uma empresa?

R: Conflitos acontecem quando há diferentes interpretações sobre um mesmo problema. Isso é muito comum, pois quase todas as pessoas têm percepções distorcidas de como as coisas realmente são. Nas organizações é fundamental que o líder entenda os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão. Muitas vezes, o líder se retira antes de resolver o conflito. Os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reações. Podemos classificar os conflitos como: hierárquico e o pessoal, que ocorre por vários motivos: diferenças de idade, sexo, valores, crenças, por falta de recursos materiais, financeiros, e por diferenças de papeis.

- Quais são as normas e procedimentos que estão divergentes do seu ponto de vista na organização que você trabalha ou conhece.

R: Em minha opinião somente o modo de seleção de novos funcionários deveria ser diferente, como por exemplo, dependendo do cargo disponível, eles optam e dão prioridade por selecionarem candidatos somente formados em instituições de ensino superior pública ou federal. Mas a cultura em si também é temida, porque o modo de trabalhar impõe uma busca incessante de resultados, premiando com bônus elevados os que atingem as metas, já os demais, ainda que sejam funcionários esforçados, ficam com a carreira em risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com