TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Artigo: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  306 Visualizações

Para compreendermos como uma cultura organizacional se recicla quando novos acontecimentos passam a ser vivenciados pela empresa, precisamos primeiramente definir de forma clara o que devemos abordar como cultura, uma vez que se trata de um conceito concebido através do desenvolvimento da interação humana.

No contexto das organizações, temos a seguinte definição por Edgar Schein:

“Cultura é a experiência que o grupo adquiriu à medida que resolveu seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona suficientemente bem para ser considerada válida. Portanto, essa experiência pode ser ensinada aos novos integrantes como forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas". Schein (1985, p.8-9)

Nessa linha, podemos definir que a cultura organizacional é um sistema de valores e normas compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quando temos mudanças de novas ideias e práticas experimentadas e assimiladas dentro da própria organização, vemos a adoção de novas atitudes, valores e normas.

No caso apresentado, podemos observar claramente dois aspectos: a identificação, ou seja, o processo pelo qual as pessoas percebem a eficácia da nova atitude ou comportamento e a aceita; e a internalização, ou seja, processo pelo qual as pessoas passam a desempenhar novas atitudes e comportamentos como parte de seu padrão normal de comportamento;

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com