TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Relatório de pesquisa: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura Organizacional

Em uma empresa familiar a cultura organizacional é formada ao longo do tempo por um conjunto de expectativas, valores, crenças e maneiras de fazer as coisas, que o fundador de forma consciente ou inconsciente estabeleceu aos colaboradores que ele escolheu devido sua confiança.

Na empresa familiar o fundador enxerga seus funcionários como uma espécie de “protetores” que o acompanham ao longo dos anos.

A cultura organizacional está enraizada na história de cada organização, ou seja, é o resultado das tradições acumuladas, que se reforçam e se multiplicam aos membros da organização, de uma forma tão forte que somente as pessoas que se adaptam e compartilham, permanecem e progridem dentro da empresa.

Devido o mercado estar em constante mudança, a empresa familiar passa por um processo de redefinição estrutural e comportamental e essas mudanças, muitas vezes ocorrem de maneira forçada, As novas exigências trazem para a organização desafios de adaptabilidade. A cultura organizacional, precisa ser discutida, afim de defender as exigências do ambiente externo, voltado para a busca da satisfação de necessidades de mercado.

Mudar uma cultura organizacional é mudar um conjunto de crenças e valores da empresa e dos colaboradores, tal mudança poderá acontecer no momento em que existe uma preocupação com o futuro da organização, baseada em uma formação sólida do sucessor, é uma forma de se romper paradigmas transmitidos de geração a geração, isso permitirá a empresa familiar acompanhar as mudanças presentes no ambiente externo.

Diante deste fato é normal que a alta cúpula da organização sejam os “defensores” das tradições e que se sintam responsáveis com o conjunto de valores que a organização exibe com orgulho, sempre que os valores não estejam claros e evidentes, é natural que os executivos apliquem seus valores pessoais, e vale ressaltar que tais valores em muitos casos foram transmitidos pelo fundador e deram força à organização ao longo dos anos.

Referências Bibliográficas.

Empresa familiar: Tendências e Racionalidade em Conflito / coordenadores Denize Grzybovski, Carlos Tedesco. Revista Acadêmica. Disponível na internet no site: http://www.revistaacademica.net/trabalho/t2000058.html, p. 12- 18.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com