TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional - Alavancando Organizações

Abstract: Cultura Organizacional - Alavancando Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Abstract  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

Homem, Cultura e Sociedade.

Vídeo: Cultura Organizacional – Alavancando Organizações

Respostas:

1) Toda organização independente do setor seja ela publica, privada ou até mesmo sem fins lucrativos é compostas de quatro dimensões. Essas dimensões afetam a gestão, ou seja, qualquer mudança em qualquer uma dessas dimensões vai criar a necessidade de faze-se alguns ajustes na gestão da empresa.

Essas dimensões são:

ESTRATEGIA: É a definição de qual o espaço a empresa/ organização vai ocupar no ambiente competitivo. Que pode ser descrito como; o que ela resolve fazer, como ela faz e porque ela faz.

TECNOLOGIA: É o conhecimento que é usado para atingir determinado objetivo da estratégia, ou seja, o conhecimento aplicado. Aquilo que é preciso para resolver o problema seja um post- it ou um computador de última geração.

ESTRUTURA: Não é somente aquilo que se encontra na superfície, o espaço físico, é bem mais complexo que isso. É como a empresa utiliza os seus recursos, independente do seu tamanho, onde está localizado o poder decisório e quais os recursos disponíveis.

PESSOAS: As pessoas são o foco da organização, elas criam um contexto e um ambiente em que as coisas acontecem, ou seja, cultura.

2) O Conceito da cultura de acordo com o vídeo , é um conjunto de normas, crença e valores, comportamentos, hábitos, tradições, conhecimentos e experiências de um grupo social. . É aquilo que faz com que as pessoas se enxerguem como parte de algo maior, independente do nível educacional, permitindo a identificação e diferença de um grupo social de outro, identificando o software mental.

3) De acordo com a palestra cada grupo social possui o seu conjunto de crenças, valores, e abtos e o passo para compreender como devemos interagir quando mudo de ambiente, quando cresço, quando incorporo pessoas que não vem da mesma referencia. Todo grupo independente do nível educacional ou do local em que está inserido tem suas crenças. Eles acreditam ou não em algo, tem uma maneira de se vestir, porta-se e existem coisas que são ou não aceitáveis e tachadas de normal, ou seja, eles vão se comportar mediante aquilo que eles acreditam. Por exemplo, existem alguns grupos religiosos que tem a crença de que não se deve trabalhar aos sábados, independe do nível social ou da sua posição geográfica pessoas que compartilham dessa crença vão ter comportamentos iguais. E isso não significa que um grupo seja melhor que outro eles apenas são diferentes. É necessário entender isso ao lidar com gestão de pessoas, já que você vai lidar com crenças, costumes e culturas diferentes uma das outras.

4) A importância da formação da cultura no grupo onde nos permite a identificação e diferencias de um grupo social de outro, possibilitando a comunicação e interação de membro desse grupo. Vários fatores influenciam diretamente na formação Cultural do grupo, ou seja, eles que vão criar os parâmetros aonde as pessoas vão se basear antes de “agir”. Como a Historia, qual a historia que o grupo compartilha e mediante isso classifica as questões de valores. A Geografia, como espaço físico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com