TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Surda

Ensaios: Cultura Surda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Ensino de lingua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. V1. Brasília: MEC, SEESP, 2007.

CULTURA SURDA E CIDADANIA BRASILEIRA,

Nenhum ser humano é exatamente igual a outro, podemos concluir que ser surdo não é melhor nem pior que ser ouvinte, mas diferente.

Se considerarmos que os surdos são pessoas diferentes, estaremos aptos a entender que a diferença física entre pessoas surdas e pessoas ouvintes gera uma visão não-limitada, não determinística de uma pessoa ou de outra, mas uma visão diferente de mundo, um “jeito ouvinte de ser” e um “jeito surdo de ser”, que nos permite falar em uma cultura da visão e outra da audição.

A Cultura Surda sinaliza que normas, valores, tecnologia e linguagem dos surdos são diferentes dos de outros grupos humanos.

Caracterizar Cultura Surda como Multicultural é o primeiro passo para admitir que a Comunidade Surda partilha com a comunidade ouvinte o espaço físico e geográfico, da alimentação e do vestuário, entre outros hábitos e costumes, mas que sustenta em seu cerne aspectos peculiares, além de tecnologias particulares, desconhecidas ou ausentes do mundo ouvinte cotidiano.

A existência de uma Cultura Surda ajuda a construir um identidade das pessoas surdas. Esses surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os vêem capazes como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdos.

A preferência dos surdos em se relacionar com seus semelhantes fortalece sua identidade e lhes traz segurança. É no contato com seus pares que se identificam com outros surdos e encontram relatos de problemas e histórias semelhantes às suas: uma dificuldade em casa, na escola, normalmente atrelada à problemática da comunicação. É principalmente entre esses surdos que buscam um identidade surda no encontro surdo-surdo que se verifica o surgimento da Comunidade Surda. Surgem com ela as associações de surdos, onde se relacionam, agendam festinhas de final de semana, encontros em diversos points, como em bares da cidade, shoppings, etc. (Ex.: FENEIS)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com