TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e organizações

Artigo: Cultura e organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Artigo  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

CULTURA E ORGANIZAÇÕES

ALUNO: BERNARDO LUIZ GONÇALVES SOARES MAT. 13.1.9941

Cada sociedade, cada grupo tem suas particularidades, o que os diferencia são as atitudes e o comportamento de seus membros. O que vai caracterizar o maior ou menor desenvolvimento de uma sociedade ou grupo social será a condição adaptativa de seus membros, através da evolução orgânica e principalmente através de sua evolução cognitiva, apesar dos costumes estarem arraigados e serem inerentes aos membros dos grupos, eles podem e devem sofrer mudanças no decorrer do tempo pois as culturas e valores tendem a mudar com o decorrer do tempo em sociedades mais evoluídas .

No ambiente organizacional com pessoas bastante heterogêneas quanto à formação e a origem, a interação sociocultural se apresenta como fator importantíssimo no que tange a obtenção de resultados positivos para a organização e para cada indivíduo inserido, procurando sempre ressaltar como principal característica, a facilidade de adaptação de seus membros ao meio e aos demais participantes da organização.

Segundo HOFSTEDE, a organização necessariamente tem que influenciar e ser influenciada para que não sofra segregação cultural ou que ela sofra atraso perante outras organizações no universo em que ela esteja inserida. A organização deve cimentar de forma clara suas regras gerais, assim como suas regras de convivência e normas de conduta, é isso que vai nortear o relacionamento e o comportamento de seus membros.

De acordo com CHIAVENATO (2005), mudança é a passagem de uma situação para outra completamente diferente, onde o processo pode implicar rupturas, transformações e perturbações. O dinamismo do mundo exige da organização uma grande capacidade de adaptação, como fundamento para que ela possa sobreviver às crises. Portanto, ao contrário do que defende SCHEIN, as organizações não podem se fechar em si mesmas, como se isso fosse essencial à sua sobrevivência, ela tem que se manter aberta para troca de informações e de certa forma fortalecer e alicerçar seus próprios valores culturais.

A organização tem que estar suficientemente estruturada para não se abalar com as alterações que certamente ocorrerão ao longo do tempo e à todo instante, essas alterações, essas mudanças são inevitáveis, tanto nas organizações propriamente ditas quanto no meio em que elas estão inseridas, visto que o mundo está em constante transformação no contexto econômico, cultural e social. Não existem verdade absolutas, os membros da organização clamam por mudanças, a própria organização clama por mudanças.

FONTE: PIRES, JOSÉ CALISTO DE SOUZA; MCEDO, KÁTIA BARBOSA. CULTURA ORGANIZACIONAL EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL RAP, RIO DE JANEIRO 40 (1) : 81 – 105, JANEIRO/FEVEREIRO. 2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com