TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Árabe

Exames: Cultura Árabe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação do Trabalho:

Cultura Árabe

• Língua:

A língua Árabe é ligada à história; a cultura árabe é uma identidade e por isso é dedicada toda atenção com a cultura, para que ela esteja presente nos programas, na mídia e na aprendizagem. A língua é um ser vivo que cresce, evolui, progride e deve ocupar a posição que merece pela sua essência e por ser capaz de criar no processo da evolução do conhecimento universal, tudo isso para torna-la um dos instrumentos de atualização e um escudo poderoso para enfrentar as tentativas de desintegração da cultura árabe.

• Educação:

Os meninos são normalmente educados para o sustento dos lares e as meninas para sua administração. A intensidade desta diferença varia de país a país.

Cada vez mais os jovens têm mentalidade globalizada devido à influência da internet e outros meios de comunicação.

• Organização Familiar:

As famílias tendem a ser muito mais próximas que no ocidente, tendo um conceito hierárquico muito mais forte. Os pais costumam ser respeitados por sustentar os lares enquanto as mães possuem uma imagem sagrada de administradora dos lares. Maria, mãe de Jesus também é mencionada no Islã como um exemplo de mulher a ser seguido. O Alcorão possui um capítulo dedicado a ela.

• Casamento:

O casamento na religião Islâmica é simples.

São necessários:

1. Duas testemunhas;

2. O procurador da noiva (pai ou outro responsável na sua ausência);

3. O consentimento dos noivos;

4. O acerto do dote (um voto de sinceridade do noivo para com a noiva)

São recitados versículos do Al-Qur´an e é proferida uma palavra pelo sheikh que dirige a cerimônia. Ele fala sobre o casamento enquanto instituição, seu incentivo, benefício e importância dentro da religião.

Depois, o pai da noiva concede a mão da filha ao noivo, dizendo: “Caso-te com minha filha, de acordo com os preceitos do Al-Qur´an e da tradição do Mensageiro de Allah” ou diz algo similar, que tenha o mesmo significado.

O noivo por sua vez, diz: “Aceito e estou de acordo com o dote combinado”.

Depois o noivo oferece uma aliança, jóia ou alguma coisa de valor à noiva, variando isto de acordo com o costume de cada povo. Cabe ressaltar que na cerimônia Islâmica não existe música ou enfeites (flores), não há altar e os noivos não precisam de roupa especial (a noiva não precisa usar branco como em outras religiões).

Esta é a essência do casamento no Islam.

• Vestimentas:

As vestimentas variam. Na região do golfo arábico, as mulheres usam a abaya, uma capa preta que cobre a roupa interior, que normalmente é semelhante ao que se usa no ocidente. Os homens da região usam túnicas brancas.

De maneira geral não há diferença entre as roupas usadas no Brasil e nos países árabes durante uma reunião de negócios. É importante, porém que as mulheres brasileiras cubram os braços e as pernas como sinal de respeito. Mulheres que visitam a Arábia Saudita devem usar a abaia (túnica negra) sobre a roupa. Nas demais regiões, ternos femininos são bem aceitos. Para os homens, terno e gravata são apropriados.

• Religião:

Os árabes muçulmanos que são a maioria, seguem as tradições em conformidade com a religião. Os cristãos costumam ter uma cultura mais próxima à do ocidente, embora alguns valores sejam bastante enfatizados como família e tradições religiosas.

Na sua essência, o Islã tem muito em comum com o cristianismo, já que reafirma o conteúdo dos evangelhos e do antigo testamento. Muitos dos capítulos do Alcorão se referem a passagens também presentes na Bíblia. Allah, portanto, não é senão o mesmo Deus presente na Bíblia cristã, pronunciado em língua árabe. Para os muçulmanos, Deus é o Criador de tudo, e tanto o presente, como o passado e o futuro são conhecidos ou feitos por Ele. Por isto é comum se escutar “Insha Allah” (se Deus quiser) ao se planejar algo no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com