TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Culturas Contemporâneas

Artigo: Culturas Contemporâneas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 8

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

NOME Neusa Rodrigues da Silva

RA 8203935666

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Anhanguera Educacional

2014

INTRODUÇÃO

Município da Estância Turística de Salto

Bandeira Brasão

Salto é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º12'03", Sul e a uma longitude 47º17'13" Oeste, estando a uma altitude de 555 metros. O município é cortado pelo rio Tietê. É uma estância turística do interior do estado, localizada na Região Metropolitana, entre as cidades de Itu e Indaiatuba.

Deve seu nome ao Salto do Tietê, uma cachoeira do Tietê.

Apresentação da cidade

História

O marco da fundação de Salto é considerado a inauguração da capela do sítio Cachoeira, em 16 de junho de 1698. O proprietário do sítio era o Capitão Antônio Vieira Tavares, um ex-bandeirante, que adquiriu as terras na margem direita do rio Tietê, até então habitadas pelos índios guaianases. No local onde se encontrava a capela original foi erguida a atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, construída entre 1928 e 1936.

A cidade passou a ser mais relevante a partir do século XIX com a implantação da cultura cafeeira. Os barões do café começavam a se tornar uma força política à parte do Império. A área de Salto foi visitada pelo Imperador Dom Pedro II por duas vezes, em 1846 e 1875.

A urbanização de Salto só começou em 1856 quando, após a realização do primeiro levantamento topográfico.

Na década de 1870, Salto se torna um pequeno polo tecelão, com a instalação de várias indústrias têxteis, o que originou o apelido da cidade na época.

Salto só deixou de se chamar "Salto de Itu" em 29 de dezembro de 1917 quando uma lei estadual mudou oficialmente seu nome para Salto.

No inicio do século XX houve o primeiro grande movimento migratório em direção à cidade, constituído de colonos italianos que vieram trabalhar na colheita do café. A imigração italiana foi massiva durante os anos que se seguiram e as famílias de colonos formavam a maior parte da população, deixando marcas na cultura de Salto até os dias atuais.

Na década de 1950 indústrias de grande porte se instalam na cidade, e desde a década de 1970, Salto passa a receber intenso fluxo migratório de outros estados - em especial das regiões Nordeste e Sul, com destaque para o estado do Paraná.

Infraestrutura

A urbanização da cidade se deu de forma lenta. Essa característica se mantém até hoje, exceto pelos dois grandes momentos de migração. Em 1890 A iluminação pública, foi implantada, quando lampiões foram instalados nas ruas. A rede elétrica só veio os substituir em 1907 - mesmo ano em que o serviço telefônico foi inaugurado.

Em 1913, foi fundada a primeira escola do município, que está em funcionamento até hoje. É a Escola Estadual Tancredo do Amaral. Sua fachada foi restaurada, mas o aspecto da inauguração foi mantido, com as palavras "MENINOS" e "MENINAS" gravadas nos respectivos pavilhões. No início do século XX as classes ainda eram separadas por sexo.

Em 1919, a instalação da fábrica Brasital S/A, pode ser considerada momento emblemático da industrialização de Salto, e onde haviam se instalado, no último quarto do século XIX, as tecelagens pioneiras, passam para a mão de acionistas italianos e brasileiros sob o nome Brasital, junção das iniciais de Brasil e Itália.

Em 1998, Salto ganhou sua primeira faculdade através do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - CEUNSP. A Faculdade Cidade de Salto foi instalada em comemoração aos 300 anos de fundação da cidade, no prédio da antiga Vinícola Milioni, em edifício completamente restaurado e transformado em Instituto Educacional.

Em 2001, o CEUNSP adquiriu as instalações da antiga Brasital e inaugurou, no mesmo ano, seu quinto campus universitário. Com cerca de 140.000 m², esse novo campus elevou a cidade ao status de Cidade Universitária, recebendo mais de 12.000 alunos oriundos de 126 cidades de 11 estados brasileiros.

Geografia

Possui uma área de 134,258 km².

Demografia

Dados do Censo - 2000

População total: 109.948(2009)

Densidade demográfica (hab./km²): 694,18

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,08

Expectativa de vida (anos): 71,10

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,19

Taxa de alfabetização: 93,65%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,809

IDH-M Renda: 0,747

IDH-M Longevidade: 0,768

IDH-M Educação: 0,911

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia - Rio Tietê / Rio Jundiaí

Rodovias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com