TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMOCRACIA E PROTEÇÃO SOCIAL

Por:   •  27/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

Curso de Graduação Serviço Social

AMANDA DA SILVA ALVES

ANA CLARA ALFERES

GABRIELA MANTOVANI

LARISSA SILVEIRA DE MELLO

MARINA HENRIQUETTO

MILENA DALLA TORRE ORLANDINI

DEMOCRACIA E PROTEÇÃO SOCIAL

 

Itu

(23/10/2018)

AMANDA DA SILVA ALVES

ANA CLARA ALFERES

GABRIELA MANTOVANI

LARISSA SILVEIRA DE MELLO

MARINA HENRIQUETTO

MILENA DALLA TORRE ORLANDINI

DEMOCRACIA E PROTEÇÃO SOCIAL

Trabalho apresentado no curso de

Graduação em Serviço Social da Universidade

CEUNSP, Cruzeiro do Sul Educacional.

Orientador: Jose Aparecido Batista

Itu

(23/10/2018)

Sumário

Introdução        4

Surgimento do modelo democrático        5

Como melhorar a democracia no Brasil        6

Atualidade        7

Proteção Social        8

Como e porque foi criado a Proteção Social        8

Como funciona no Brasil, desafios e melhorias proporcionadas        9

Conclusão        11

Referencias Bibliográficas        12

Introdução

O presente trabalho traz como tema a Democracia e a Proteção social. Dentro do tema de democracia, será abordado, mais concretamente, sobre sua origem, atualidade e os desafios que o Brasil tem encontrado dentro do modelo democrático.

Dentro do tema de Proteção Social, abordamos sobre sua criação, ou seja, quais os motivo do surgimento da proteção social no Brasil, o porquê de sua importância e como a Proteção social funciona no Brasil.

 É objetivo deste trabalho é de trazer a história, e a atualidade desses dois temas hoje, para que possa-se analisar a transformação desses dois temas.  A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.

Surgimento do modelo democrático

A Constituição Federal promulgada em 5 de outubro de 1988, tornou-se a Constituição mais liberal e democrática de todos os tempos na história do Brasil e, por isso, é denominada Constituição Cidadã (SOUZA, 2006).

A democracia nada mais é do que o poder político exercido pelo povo, que por intermédio do voto elege seus representantes que tem mandatos por tempo determinado, e que atuam em cargos na Assembleia, Câmara, Congresso ou Parlamento.

A democracia tem como principal objetivo a proteção dos direitos dos indivíduos, sendo liberdade de expressão, de religião, proteção social, direito de participara da vida política, entro outros direitos assegurados pela Constituição Federal e Leis, que demonstram o direito do cidadão em participar do sistema político que irá proteger seus direitos e liberdade.

A vitória de Tancredo Neves colocou fim a ditadura militar, que apesar de não assumir a presidência, pode devolver aos cidadãos e ao país a democracia, principalmente com a promulgação da nova Constituição Federal em 1988.

Após a ditadura militar, propunha devolver aos cidadãos brasileiros todos os direitos que antes foram negados, em especial a liberdade de participar da vida política do país.

De modo, a refletirmos sobre o tema e verificar se a democracia no Brasil é totalmente democrática, onde muitos especialistas ainda dizem que não.

Depois do período conturbado por qual o Brasil passou surge um novo país democrático de direito, com a Carta Magna e seus princípios constitucionais voltados para proteger e garantir os direitos dos cidadãos brasileiros.

Em sua essência, a Constituição é perfeita e, que tudo pudesse ser vivenciado pelos indivíduos de acordo com as suas palavras.

O Brasil passou por diversos episódios antes de exercer a democracia em sua plenitude, um desses episódios foi a Ditadura Militar que durou por 21 anos, e só foi derrubada em 1984 quando foram realizadas as eleições indiretas em 1985 e Tancredo Neves foi eleito presidente, apoiado por tradicionais opositores do regime militar, além de desertores governistas.

O conceito de democracia surgiu na Grécia Antiga, quando Clístenes, liderou uma rebelião que tinha como objetivo derrubar o último tirano, e iniciou-se assim reformas que implantavam a democracia. A partir disso surgiu a palavra democracia que inicialmente era um novo regime chamado demokratía que é composta por demos, que significa povo e kratos, que significa poder.

Vale lembrar que muitos problemas sociais e políticos do país ainda não foram solucionados, mesmo após a volta da democracia, por exemplo, as desigualdades e a corrupção.

Como melhorar a democracia no Brasil

A democracia se encontra vigente no Brasil desde a década de 1980, marcando o fim de um regime autoritário antidemocrático em que o país se encontrava, a ausência da liberdade fez com que o povo, por meio de suas lutas sociais, conquistasse o seu direito ao voto, ou seja, o direito de escolher diretamente seu representante. O Brasil é um governo de regime democrático representativo, o povo escolhe o candidato que melhor o representa para coloca-lo no poder.

        Instituições e órgãos representativos, como: polícia, sindicato, sistema público de saúde, governo federal, entre outros, possuem uma abrangente responsabilidade de corresponder às necessidades da população. Contudo o Brasil é marcado por um histórico de corrupção desde sua colonização atéa atualidade, é um dos países mais corruptos do mundo, uma conjuntura de sua bagagem cultural e pela ganância já existente no ser humano, e aflorado pelo sistema capitalista, o que automaticamente dificulta a funcionalidade da democracia, de qualquer sistema em regimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com