TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FALÊNCIA DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA

Por:   •  13/9/2018  •  Artigo  •  5.646 Palavras (23 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 23

A FALÊNCIA DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA

Carlos Eduardo Rangel Xavier1

SUMÁRIO: Introdução; 1 A escola austríaca de economia: a teoria subjetiva do valor (Menger), a praxeologia (Mises), a teoria dos ciclos econômicos e O Caminho da Servidão (Hayek); 2 Falando de ética... que tal a ética libertária?; 3 Democracia: o Deus que Falhou (Hoppe); 4 Divisando a gradual diminuição do estado brasileiro num horizonte próximo (“concordata” da social democracia brasileira?); 4.1 A terceirização de atividades-fim na administração pública brasileira; 4.2 Serviços públicos econômicos e sociais: privatizações e “Programa Nacional de Publicização”; Considerações Finais; Referências.

INTRODUÇÃO

No ano de 2016, o Brasil estava experimentando uma crise aguda – iniciada, contudo, dois anos antes. A inflação fugia ao controle e o desemprego alcançou patamares elevadíssimos. E isso, ao contrário do que os prognósticos de muitos pareciam indicar, após mais de uma década de significativo “crescimento” econômico – na verdade, segundo explicam os referenciais teóricos adotados neste artigo, adiante explicitados, o “crescimento” econômico não passou de artificialidade criada pelo próprio governo por meio de intervencionismo econômico e expansão do crédito; em 2016 vivenciou-se o “estouro da bolha”.

A crise econômica levou à crise política, e esta, por sua vez, culminou no impeachment da Presidente Dilma Roussef. Assumindo o governo federal num ambiente de elevada hostilidade, o Vice-Presidente Michel Temer teve sua legitimidade questionada por alguns, sendo tachado por estes mesmos de “golpista” – muito embora a maior parte da população brasileira só esteja mesmo preocupada em tocar a sua vida e ver o preço dos produtos no mercado pararem de crescer vertiginosamente...

As instituições democráticas estão, de fato, definhando, em verdadeira crise de legitimidade. Diante desse panorama, o presente artigo tem por intenção

1 Procurador do Estado do Paraná. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Professor da UniFacear. E-mail: carloserxavier@gmail.com.

demonstrar, de forma objetiva, que é apenas isso que se pode esperar das escolhas políticas e econômicas e da consequente engenharia jurídico-institucional encontradas na Constituição de 1988: crises econômicas e governos que crescem em ilegitimidade pela progressiva supressão das liberdades individuais em razão da agenda política da social democracia.

Tal inferência, como afirmado, decorre de análise objetiva da realidade.

Assim, a fim de demonstrar, de forma descritiva, a falência – tanto econômica quanto ética – da social democracia brasileira, utilizam-se como referencial teórico duas teorias objetivas, uma econômica, outra ético-jurídica: respectivamente, a escola austríaca de economia e a ética libertária. Ambas deduzem seu método científico a partir de dados irredutíveis encontrados aprioristicamente; para a escola austríaca, a ação humana; para a ética libertária, o discurso, a liberdade e a propriedade privada.

Como se trata de escolas de pensamento ainda pouco difundidas no Brasil, a parte inicial do artigo terá de ser dedicada à descrição de suas ideias-chave. A contrapartida é que, à medida que a demonstração dos postulados da escola austríaca e da ética libertária for tomando corpo, os problemas econômicos e a ausência de legitimação ética da social democracia brasileira se tornarão evidentes, sem a necessidade de maiores esforços argumentativos; afinal, como se mencionou, o referencial adotado para o trabalho consiste em teorias – econômica e de justiça – objetivas.

Demonstrada a falência – tanto ética quanto econômica – do estado2 brasileiro, o trabalho se ocupará de três possíveis pontos que, além de altamente atuais, permitem divisar uma eventual diminuição da máquina administrativa num horizonte próximo – a terceirização de atividades-fim, as privatizações e o assim chamado “Programa Nacional de Publicização” (artigo 20 da Lei 9.637/1998 e Decreto 9.190/2017).

1 A ESCOLA AUSTRÍACA DE ECONOMIA: A TEORIA SUBJETIVA DO VALOR (MENGER), A PRAXEOLOGIA (MISES), A TEORIA DOS CICLOS ECONÔMICOS E O CAMINHO DA SERVIDÃO (HAYEK)

2 Adotando uma prática já comum entre os libertários, o substantivo “estado” será sempre grafado com inicial minúscula, propositalmente.

A “escola austríaca de economia” é assim chamada por ter se iniciado na Áustria e por ser essa, de fato, a nacionalidade de seus mais destacados expoentes históricos. No entanto, o gentílico “austríaco” tornou-se, por metonímia, não mais uma alusão geográfica, mas a referência à forma de pensamento que defende, de forma radical, o livre mercado como única alternativa econômica e eticamente viável.

O pensamento “austríaco” inicia com a “teoria subjetiva do valor” de Carl Menger. Até então, o pensamento econômico, a partir de ideias ainda ingenuamente fisiocratas, imaginava que o valor de um produto seria decorrente da soma dos materiais empregados em sua produção – e é dessa ingênua noção fisiocrata, inclusive, que surge o substrato teórico básico para a “mais-valia” (MARX, 2013).

MENGER (2007), então, na segunda metade do Século XIX (mais precisamente, em 1871), foi o responsável por demonstrar que o valor de mercado dos produtos não é igual à soma dos materiais empregados para a sua confecção, mas é aquele que as pessoas estão dispostas a pagar – daí por que teoria “subjetiva” do valor.

A sistematização do pensamento econômico “austríaco” é encontrada na obra de Ludwig von Mises. MISES (2010) demonstra que o estudo da economia não pode estar baseado em fórmulas matemáticas mirabolantes (cada vez mais populares, diga-se), mas na consideração da ação humana – daí o nome de sua principal obra. Aliás, ele leva essa ideia tão a sério que denomina o estudo da economia de “praxeologia” – o estudo da ação humana.

Com isso, demonstra-se ser impossível ao estado querer controlar de forma efetiva as escolhas feitas pelos indivíduos: qualquer tentativa de intervencionismo econômico tende ao fracasso, pois uma administração central é incapaz de controlar o sistema de preços – e só aí já fica claro por que o planejamento central comunista não tem qualquer chance de funcionar economicamente; ou, em grau menor, o primeiro motivo objetivo por trás da crise econômica recentemente experimentada em solo brasileiro.

Nessa perspectiva, as políticas de expansão de crédito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com