TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO NAPEM DE ITABORAÍ

Por:   •  7/9/2019  •  Artigo  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

“DESAFIOS DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO NAPEM DE ITABORAÍ: expressões da questão social no contexto familiar dos alunos da Rede Municipal de Ensino”.

RESUMO

O artigo relata a experiência dos profissionais do Serviço Social no NAPEM de Itaboraí, identificando demandas das famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino e considerando as possibilidades de intervenção e de atuação interdisciplinar, além das estratégias do Serviço Social para integração, articulação e mobilização do sistema de garantia de direitos e proteção social.

Palavras-chave: serviço social, educação, intervenção.

ABSTRACT

The article presents the experience of professionals in the Social Service in NAPEM of Itaboraí, by identifying the demands of the students’ family from the municipal school system that were assisted in that unity, by also taking into account the possibilities of intervention and interdisciplinary approach, aside from the Social service strategies for integration, coordination and mobilization of the system by ensuring their rights and social protection.

Keywords: Social Service;Education;Intervention.

1. INTRODUÇÃO

O Serviço Social tem participado ativamente do processo de efetivação de um ideal democrático, situando-se em meio às contradições próprias da atuação profissional no âmbito neoliberal, no qual as ações políticas se submetem à ordem econômica. As condições de sobrevida da maioria população, pauperizada e com dificuldades crescentes quanto ao acesso às políticas públicas, tornam-se visíveis no momento do acolhimento às famílias e no acompanhamento das mesmas durante o tratamento dos alunos no NAPEM – Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Educação Municipal, cuja equipe é formada por assistentes sociais, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos, um recepcionista e uma auxiliar de serviços gerais.

Nessa perspectiva, a equipe procura identificar, analisar e intervir sobre as demandas apresentadas e sob quais limites a violação de direitos interfere na dinâmica familiar e na rotina escolar, contribuindo com as dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede pública municipal de ensino. . Transformar essa realidade sugere um processo educativo, de socialização de informações, orientações e encaminhamentos que contribuam para a legitimação da cidadania, e o Serviço Social dispõe de conhecimento teórico e prático para participar nesse âmbito, além dos princípios éticos que norteiam a profissão.

2 – Contextualizando as questões das dificuldades na aprendizagem e na socialização.

O trabalho junto às famílias dos pacientes do NAPEM tem representado um desafio cotidiano ao Serviço Social, considerando a influência direta e indireta das mesmas no comportamento das crianças e adolescentes, como no caso das consequências de “condutas familiares autodestrutivas” - considerando variáveis “macrossociais, culturais, microssociais e individuais”. (MIOTO, 2004). É possível identificar tais variáveis, relacionando-as a questões como violência e suas diversas expressões no âmbito familiar e fora deste, desemprego, pauperização, doenças e conflitos familiares em geral.

Os assistentes sociais procuram contextualizar o perfil dos usuários atendidos no ambiente familiar e escolar, identificando as demandas já existentes e as que surgem no decorrer do processo, com o intuito de analisar e intervir na realidade social.

Outros desafios emergem com a atuação do Serviço Social na educação, tais como:

- mapear as experiências profissionais existentes e promover a reflexão sobre o Serviço Social na Educação, visando possibilitar a qualificação da inserção profissional nesta política;

- apresentar produções teóricas sobre a política social de educação e sobre as particularidades da inserção do Serviço Social nesta política que subsidiem a pesquisa e o trabalho profissional na área: apresentações de trabalho em congressos e publicação de artigos em periódicos.

- apresentar orientação para a proposição de projetos de Lei sobre a inserção do Serviço Social na Educação;

- contribuir para a intensificação da luta pela educação como direito social e a consolidação do Serviço Social nesta política pública, a partir da participação em conferências, conselhos de educação e conselhos da criança e do adolescente e articulação com os conselhos profissionais, sindicatos, executivo, legislativo, Ministério Público e outras forças políticas (CEFESS, 2011).

Segundo Coutinho (1990), “a sociedade é uma totalidade, um real formado por mediações e contradições, uma totalidade concreta”, e a construção da prática profissional na educação a partir dessa realidade contribui para a efetivação do projeto ético político. “A estratégia de viabilização do nosso projeto passa por resgatarmos e exercitarmos algumas perspectivas que orientam a formulação desse projeto desde a sua origem. (…) uma visão processual da realidade.” (BEHRING, E.; BOSCHETTI, I, 2008, pg. 198).

O método, segundo Marx, consiste numa determinada orientação para analisar cada realidade - com suas contradições, movimentos e transformações, ou seja, considerando-se que cada realidade conta com uma dinâmica peculiar, inserida num determinado contexto. Nessa perspectiva, identifica-se a importância do relato histórico. É fundamental que sejam desenvolvidas análises históricas a partir de relatos fiéis sobre a realidade, com seus limites, desafios e correlações de forças. (SADER, 2009). Além disso, a partir de um “plano educativo” é possível contribuir com a construção de sujeitos coletivos, capazes de reconhecer suas demandas e seu potencial transformador (COUTINHO, 2000).

Autores como Barroco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com