TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Trabalho Universitário: DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 DESCRIÇÃO DOS CARGOS 5

2.1.1 Dos Cargos 6

2.1.2 Distribuição de Tarefas 6

2.2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 9

2.3 LEGISLAÇÃO E PRÁTICA TRABALHISTA 9

2.3.1 Direitos e Deveres do Empregador 10

2.3.2 Remuneração 10

2.3 PLANO DE AUDITORIA 12

3 CONCLUSÃO 13

1 INTRODUÇÃO

O planejamento de Recursos Humanos continua sendo algo importantíssimo no cenário atual, as empresas estão percebendo que o investimento e o planejamento nessa área está se tornando o diferencial no mercado competitivo e dinâmico.

O sucesso de uma empresa depende de vários fatores, não basta somente investir. Antes de abrir um negócio é necessário um planejamento estratégico envolvendo todas as áreas daquela atividade fim. Esse planejamento envolve desde a área de recursos humanos, financeiro, custos, vendas até a área de produção da empresa com o objetivo de identificar as características do negócio, desenvolvimento de clientes, organização da estrutura operacional, definir a quantidade de funcionários, estabelecer as rotinas e processos de trabalho, identificar os custos e definir a margem de lucro a ser atingida etc.

O planejamento de Recursos Humanos não procura atender somente as necessidades atuais de uma empresa, mas sim em planejamento estratégico de longo prazo, onde são definidos plano de carreira, futuro do funcionário, capacitação e qualificação dos funcionários, se tornando assim um grande ciclo onde satisfaz tanto o funcionário quanto o proprietário da empresa com objetivo de atingir o retorno esperado pelos sócios, os lucros.

Dentro desse novo cenário, a empresa Monte Seu Prato Delivery “uma empresa familiar que oferece serviço de entrega de comida caseira na zona sul de São Paulo” tem apostado no planejamento de recursos humanos para aprimorar e desenvolver um serviço diferenciado com mais qualidade, ampliar a estrutura atual e profissionalizar o negócio da empresa .

2 DESENVOLVIMENTO

A área de recursos humanos é uma das áreas mais importantes dentro da empresa, pois são os funcionários que fazem a diferença, é praticamente impossível a empresa atingir seus objetivos sem mão-de-obra qualificada e eficaz.

O Planejamento de Recursos Humanos atua para garantir que a empresa tenha a quantidade certa de funcionários aptos a desenvolver a correta de mão-de-obra, capaz de concluir as tarefas necessárias para a realização dos objetivos e metas organizacionais. É também um diferencial importante para a tomada de decisão, pois ele atua como direcionador e executor de ações direcionadas ao fim comum da empresa envolvendo a análise de eficiência e eficácia dos colaboradores que compõem a empresa, a fim de traçar os caminhos adequados para alcançar os objetivos e metas em prazos determinados e em etapas definidas, a partir da situação atual.

Trata-se, de um processo, que permite a empresa avaliar, discutir e definir seus objetivos, metas e suas estratégias. Deve ser desenvolvido em etapas de acordo com a estrutura e necessidade da empresa, baseando-se em processo de recrutamento e seleção, treinamento, metodologias de avaliação dos colaboradores, plano de carreira, políticas de remuneração e benefícios, definição de cargos etc. Com base nessas informações será desenvolvido um planejamento de RH para adequar e organizar a área de recursos humanos da empresa Monte Seu Prato Delivery.

2.1 DESCRIÇÃO DOS CARGOS

Descrição de cargos é o processo que visa enumerar o conjunto de tarefas, atribuições e funções a ser realizadas no dia-a-dia pelo funcionário em determinado cargo, bem como os deveres e responsabilidades do mesmo.

Esta etapa tem uma função importante dentro do planejamento de RH, pois define o nível de hierarquia entre os funcionários, ou seja, a quem reportará e sobre quem exercerá autoridade em determinado departamento dentro da empresa.

2.1.1 Dos Cargos

Com base no organograma desenvolvido pela empresa Monte Seu Prato Delivery, foram criados os seguintes cargos para atender as necessidades da empresa e a nova demanda do mercado: gerência geral, gerente administrativo, gerente MKT e vendas, gerente operacional conzinha, gerente operacional entrega, auxiliar de cozinha I, auxliar de cozinha II, auxiliar de cozinha III, capeiro e entregadores.

2.1.2 Distribuição de Tarefas

As tarefas são distribuídas de acordo com o perfil de cada cargo dentro da empresa conforme descrição abaixo:

• Gerente Geral (CBO 1421-05)

a) Atribuições do cargo: coordenação de toda equipe operacional, responsável pela tomada de decisões, definição de objetivos e metas, avaliação de resultados, definição de estratégias e políticas, distribuição de competências e hieráquia organizacional, etc.

b) Caracteristicas do cargo: liderança, conhecimento e habilidades para tomada de decisões, boa comunicação, organização e planejamento, etc.

c) Formação exigida para o cargo: ensino superior completo em Administração de empresas, com pós-gradução.

d) Experiência exigida para o cargo: 2 (dois) anos de experiência na função.

• Gerente Administrativo (CBO 1421-05)

a) Atribuições do cargo: organização do setor administrativo, avaliação de resultados do setor, realização de tarefas da area financeira e administrativa em geral.

b) Caracteristicas do cargo: liderança, conhecimento de rotinas administrativas e financeiras em geral, noções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com