TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Artigo: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Professor EAD

Prof. Tutor Presencial

Autor RA

ESTUDO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA PARA AUTODESENVOLVIMENTO DIANTE DO “APAGÃO DE PROFISSIONAIS”

PARATI, RJ

2011

Autor RA

ESTUDO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA PARA AUTODESENVOLVIMENTO DIANTE DO “APAGÃO DE PROFISSIONAIS”

Trabalho acadêmico apresentado em cumprimento às exigências da Graduação de Tecnólogo em Gestão Pública, pela Universidade Anhanguera – Uniderp, na disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional orientados pela Profª. EAD Ma. Ana Maria Vasconcelos e pelo Prof. Tutor Presencial Otaviano Araujo

PARATI, RJ

2011

SUMÁRIO

1. VALORIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA 4

1.1. Introdução 4

1.2. Oportunidades 5

1.3. Ameaças 6

1.4. Marketing Pessoal 6

1.5. Comunicação 6

1.6. Convívio Social 6

2. CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES - CBO 7

2.1. Classificação 7

2.2. Histórico de Ocupações 7

2.3. Descrição Sumária 7

2.4. Condições Gerais de Exercício 7

2.5. Formação e Experiência 8

2.6. Áreas de Atividades 8

2.7. Competências Pessoais 9

2.8. Recursos de Trabalho 9

2.9 Exigências de mercado para o Gestor Público 10

2.10. Possíveis razões do apagão de profissionais 10

2.11. Proposta para autodesenvolvimento do Gestor Público 10

3. CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1. VALORIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

1.1. Introdução

Com a globalização encurtando as distâncias físicas, culturais, sociais e econômicas entre as nações, o desenvolvimento profissional se torna fundamental para melhorar as condições do indivíduo na busca e na valorização do emprego. O aumento de concorrentes em quantidade e qualidade, permite ao profissional estabelecer uma acirrada disputa pelo “melhor” emprego. Isto ocorre entre concorrentes localizados em qualquer lugar do planeta, com diferentes visões de mercado e ramo de atividades.

Esse desenvolvimento do profissional implica em ampliar a percepção do mundo em que vive, não bastando sentar em uma carteira e estudar. É necessário quebrar alguns paradigmas e estar preparado para mudanças, pois estas virão em razão da inovação tecnológica e visão globalizada dos concorrentes. Esse profissional deve ser ético, flexível, criativo e ser tolerante a diversidade cultural; ter consciência do seu papel na sociedade e com o meio ambiente.

Como conhecedor de uma nova realidade, visto que no país a profissão teve reconhecimento recente, o profissional de Gestão Pública tem um grande desafio pela frente: enfrentar uma séria crise de credibilidade em função de diversas matérias veiculadas na mídia sobre corrupção envolvendo pessoas desta área.

Desta forma, este profissional deve possuir capacidade para liderar, administrar conflitos, ser persuasivo e ter visão ética e moralmente correta sobre a gestão pública.

1.2. Oportunidades

A profissão de gestão pública está em crescimento no mercado de trabalho. Isso porque o setor público realiza concursos regularmente com salários atrativos; as organizações do terceiro setor estão cada vez mais aperfeiçoadas; as empresas ampliam suas ações de responsabilidade social e as grandes consultorias necessitam de pessoal especializado em assuntos governamentais. Justamente por ser uma profissão recente em nosso país, aliada às leis que punem maus profissionais da área, existe a tendência de crescimento de oportunidades para o Gestor Público evidenciada com o aumento de concursos públicos. A novidade é o aumento no número de empresas privadas que contratam esses profissionais para participação em pregões de serviços e produtos nas três esferas do governo: federal, estadual e municipal. Isso amplia vagas para todo o país, pois, com o pregão eletrônico, o governo não precisa mais comprar de empresas locais, elas podem estar em qualquer lugar do Brasil.

Outra vantagem é a duração do curso de gestor público que forma um profissional qualificado em apenas dois anos, conseguindo antecipar a entrada deste no mercado.

O que você pode fazer como Gestor Público:

 Setor público: Administrar e dar assistência aos setores contábeis e orçamentários dos órgãos públicos. Realizar licitações e contratos administrativos. Gerenciar a ligação entre empresas públicas e privadas.

 Gestão de políticas públicas: Elaborar, coordenar e avaliar políticas públicas no que se refere a sistemas de saúde, de educação e segurança, por exemplo, para os poderes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com