TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE CULTURAL NO ÂMBITO DA ESCOLA

Dissertações: DIVERSIDADE CULTURAL NO ÂMBITO DA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A diversidade cultural no âmbito escolar é um tema abrangente em todo o mundo, o qual o profissional da área educacional possui um papel imprescindível ao promover um trabalho pedagógico que integram ações que favoreçam a integração social, práticas heterogêneas atentas à diversidade existente na escola. Cabe também ressaltar que, nos últimos anos, essa postura vem sendo progressivamente buscada e começa ser alcançada como resultado de um aumento expressivo de estudos na área e da aprovação de legislações.

O trabalho educativo sendo interdisciplinar que permita ao aluno estar fazendo elos, tornando a aprendizagem coerente, com o intuito de oferecer uma prática pedagógica voltada à compreensão da realidade social.

Desta forma em linhas gerais este trabalho visa proporcionar reflexões realizadas a partir da realidade escolar, oportuniza a discussão da necessidade e a viabilidade de se promover nas instituições educacionais projetos voltados à promoção de suas praticas educativas, apresentando estratégias e ações globais que visam garantir que direitos e deveres de todos os envolvidos no processo de ensino a sejam respeitados, bem como a diversidade cultural e humana existente na comunidade a qual a escola encontra-se inserida, assumindo uma posição utópica.

2. DIVERSIDADE CULTURAL NO ÂMBITO ESCOLAR

A diversidade é um fator sempre presente e discutido nas sociedades de todos os tempos e lugares. Ela se caracteriza como tudo o que se vai construindo ao longo da história, ou que desenvolve e se transforma no seio da sociedade, e manifesta por meio dos hábitos, tradições, valores, maneira de pensar e agir, formas de organização e desenvolvimento dos ambientes sociais. Pensar em diversidade é pensar na relação entre o eu e o outro, no reconhecimento e respeito mútuo as diferenças.

Entretanto, é no campo da cultura que a diversidade, através do multiculturalismo, emerge como o grande desafio a ser superado pelos ambientes educacionais, pois, quando o aluno ingressa na escola, trás consigo uma bagagem repleta de informações, saberes, e experiências acumuladas. Assim, esse é o dilema da escola: não só propor métodos para aprender conteúdos, mas, também, valorizar a individualidade e formação pessoal de cada aluno de forma a somar e interagir com novos conhecimentos valorizando toda a caminhada.

A escola deve constituir-se, então, em um espaço de socialização que mantém suas portas abertas a todos, independentemente das diversas origens, nacionalidades, religiões, etnias, etc. Desta forma, a presença de alunos de diferentes origens culturais nas salas de aula contribui não apenas para diversificá-las, mas também para enriquecê-las.

Contudo, quando o professor se depara com essa realidade da sala de aula, percebe quão difícil é a tarefa de lidar com essas diversidades de maneira a preservar e respeitar a individualidade de cada um. Para tal, é imperativo que a escola se reorganize, reavalie sua prática pedagógica, delimite em seu Projeto Político Pedagógico e proposta curricular em consonância com a diversidade cultural do grupo a que se destina envolvendo seus saberes e experiências, ofereça aos seus profissionais de educação formação inicial e continuada preparando-os para enfrentar tal demanda, estabeleça parcerias com pais e comunidade induzindo-os a participarem mais ativamente do cotidiano escolar.

Sugere-se que o educador promova um conjunto de atividades diversas designadas a promover o reconhecimento, a aceitação e a valorização das diversidades. Para tanto, ele deve criar espaço incentivo à aprendizagem cooperativa entre alunos no sentido estimular atitudes de respeito mútuo. Destinar momentos para ouvir os alunos, suas ideias, concepções e ponto de vista, de forma a incitar a participação ativa de modo que ninguém fique retraído em seu canto, mas saiba tanto ouvir como falar, são ações que facilitam a lida com as diversidades no cotidiano escolar. Recorrer ao trabalho com dinâmicas de grupos também pode ser um ponto a se explorar quando o assunto é interação, diferenças, respeito, comunicação e socialização, pois por meio dela pode-se trabalhar tudo isso de forma prazenteira, inovadora e divertida. Através de projetos pedagógicos interdisciplinares é possível englobar a diversas áreas do conhecimento e identificar reais necessidades e interesse dos alunos e a partir daí desenvolver atividades dinâmicas diversificadas que motive a interação de diversos saberes e experiência, e trabalhe assim a diversidade cultural. Atividades extraclasses como palestras, feiras culturais, recitais, oficinas de música, teatro, esportes, também, são importante quando o tema é trabalhar a diversidade.

Assim, o professor tem papel fundamental de promover, além do ensino de conteúdos, a valorização da formação pessoal, possibilitando que o aluno seja capaz de construir seu próprio conhecimento e aprenda a viver em comunidade, como cidadão crítico, consciente e reflexivo capaz de lidar e respeitar as diferenças partindo do reconhecimento e aceitação da mesma e ser capaz de transformar aa sociedade que se encontra em constante processo de reconstrução.

A sociedade e o Estado tem papel importante no fortalecimento desse vínculo existente entre escola e diversidade cultural. Para tal, é necessário se definir e reformular políticas públicas educacionais inclusivos voltadas para a proteção e promoção da diversidade cultural tão vasta em nosso país, propiciando e desenvolvendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com