TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da leitura e compreensão do artigo de Lyra

Projeto de pesquisa: Da leitura e compreensão do artigo de Lyra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A partir da leitura e compreensão do artigo de Lira et al. (2008), pretende-se neste trabalho abordar os conceitos e as diferenças entre informação e conhecimento, a importância da atribuição de valores lógicos em dados, de forma que possibilite a comunicação e a compreensão da informação, a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento organizacional, destacando que a criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua entre dois tipos de conhecimento, e apresentar de forma breve os quatros processos que compõem o modelo de criação do conhecimento, proposto por Takeuchi e Nonaka.

Questão 1 – Nas páginas 170 a 175, os autores apresentam a evolução dos conceitos de informação e conhecimento. Explique as diferenças entre informação e conhecimento.

Informação - É um conjunto de dados utéis as organizações e aos seres humanos, no sentido de das subsidius para uma tomada de decisão eficaz, a informação pode ser considerada um dado processado de forma significativa para o usuário e que tem um valor real a ser percebido para as decisões correntes ou posteriores. Uma informação é constituida de fatos conhecidos ou dados comunicados acerca de alguém ou algo.

Conhecimento - É uma mistura fluida de experiência condesada, valores, informação contextual e insight experimentado, o conhecimento resulta da intereção entre o individuo, a informação que lhe extrair, e o significado que este lhe atribui.

Questão 2 – Na página 171, os autores citam que “A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informações. É preciso que o homem crie um significado.” Analise essa frase e escreva sobre o que você entendeu dessa citação.

É dizer, os dados tornam-se concretos quando são atribuidos a eles uma lógica, um significado que permita traduzir de forma compreensiva as informações contidas nos dados, estabelecendo uma comunicação na interface dodos-usuários.

Questão 3 – A alavanca que impulsiona a criação do conhecimento nas organizações é a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento organizacional. A criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua entre dois tipos de conhecimento. Cite quais são esses conhecimentos e diferencie um do outro, justificando por que eles são complementares.

Conhecimento Explicito – é aquele formal e sistemático, expresso por números e palavras, facilmente comunicado e compartilhado em dados, informações e modelos., é o conhecimento que já foi codificado e armazenado ou alguma forma de midia .Pode ser prontamente transmitido para outras pessoas , um exemplo de conhecimento Explicito são as informações em livros, jornais , eciclopédias, etc.

Conhecimento Tácito – E aquele onde o individuo adquiriu ao longo da vida, pela sua experiência, geralmente é dificil de ser formalizada ou explicada a outra pessoa, pois são subjetivas e inerentes as habilidades de outra pessoa.

O conhecimento tácito opõe-se ao conhecimento explicito, sistematizando, que.

Pode ser formalizado em textos, ou guardado em base de dados. Conhecimento tacito e explicito ser relacionam se completam.

Questão 4 – A partir das explicações dos autores e levando em conta os conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com