TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão na terceira idade

Por:   •  26/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.407 Palavras (14 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 14

Tema: Porque acontece a depressão com frequência na terceira idade?

No Brasil foi reconhecido na constituição federal de 1988, no artigo 230, o idoso tem seu direito assegurado: "A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar e garantindo-lhes o direito à vida".

1. IDOSO

Segundo a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso, pessoas com 60 anos ou mais são consideradas idosas. Já segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o idoso é considerado a partir da idade cronológica, portanto, idosa é aquela pessoa com 60 anos ou mais, em países em desenvolvimento e com 65 anos ou mais em países desenvolvidos.

Envelhecer é um "processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, e que acontece inevitavelmente com o passar do tempo". (ERMINDA, 1999, p. 43). É um fenômeno natural, mas que geralmente apresenta um aumento da fragilidade e vulnerabilidade, devido à influência dos agravos à saúde e do estilo de vida. 


            O envelhecimento pode ser dividido em três dimensões: biológica, cronológica e social.

           Dimensão Cronológica: mensurada pela idade.

Dimensão biológica: mensurada pela alteração estrutural e funcional do corpo (senescência).

Dimensão social: mensura-se através dos hábitos e cultura social e familiar. A senilidade (doenças e limitações) muitas vezes é adquirida pelos hábitos sociais do indivíduo ao longo da vida.

 A saúde física é um fator extremamente importante para o idoso; as atividades voltadas aos exercícios físicos e corporais  e tem como função atribuir movimentos que com o decorrer do tempo não são mais eficazes além de trazer benefícios necessários para cada idoso e suas devidas perspectivas para uma boa qualidade de vida. 

Apresentação

A depressão é uma doença do organismo como um todo, que compromete o físico, o humor e como consequência os pensamentos e as atitudes. Alterando a maneira como a pessoa vê o mundo e sente e vive a realidade, o entendimentos de fatos cotidianos, a manifestação das emoções, e a maneira como dispõe  e os prazeres da vida.Afeta na maneira de alimentar-se e influencia de maneira muitas vezes negativa , o sono , como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.

Não podendo, simplesmente, melhorar por conta própria e nem através dos pensamentos positivos, conhecendo pessoas novas, viajando, passeando ou tirando ferias. Sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos.

Todo ser humano em qualquer fase de sua vida pode experimentar sintomas depressivos. Nos idosos a probabilidade de padecer desta doença é ainda maior, pois apresentam inúmeras limitações e perdas, tendo como conseqüências sentimentos de autodepreciação (ZIMERMAN, 2000).  O tratamento adequado, entretanto, pode ajudar a maioria dos idosos e o convívio com outros idoso e a pratica de atividade múltiplas também contribui com o tratamento para quem sofre depressão.

Objetivo

Identificar e analisar a presença da depressão na terceira idade, quando esta se torna uma demanda especifica.

Baseando –se  na pergunta escolhida pelo grupo ou seja :

Por que acontece a depressão na terceira idade? Queremos saber as causas que levam os idosos a sentir depressão.

Justificativa

Muitos são os casos de depressão e pouco sabemos desta doença que chega sorrateiramente e pode causar irreversíveis danos podendo levar a morte em vida ou pelo suicídio. O que afeta não somente a pessoa e sim os familiares.

DESENVOLVIMENTO

DEPRESSÃO

Conforme o Catálogo Internacional de doenças, 10ª edição, CID-10 (OMS, 1999) que apresenta a classificação nosológica de episódios depressivos em F32, o número e a gravidade dos sintomas permitem determinar três graus de um episódio depressivo: leve, moderado e grave e em ambos os graus, o paciente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite. Existe quase sempre uma diminuição da auto-estima e da autoconfiança e frequentemente ideias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves. O humor depressivo varia pouco de dia para dia ou segundo as circunstâncias e pode se acompanhar de sintomas ditos somáticos, por exemplo, perda de interesse ou prazer, despertar matinal precoce, várias horas antes da hora habitual de despertar, agravamento matinal da depressão, lentidão psicomotora importante, agitação, perda de apetite, perda de peso e perda da libido.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2009, só no Brasil existem cerca de 13 milhões de depressivos e que em todo o mundo existem cerca de 340 milhões. Por conta da doença 850 mil suicídios são cometidos anualmente em todo o mundo. Atualmente, a depressão é apontada como a quinta maior questão de saúde pública pela OMS, sendo que até 2020 deverá estar em segundo lugar.


Por que acontece a depressão na terceiro idade ?

Sabemos que a depressão é um mau que atinge pessoas no mundo todo.

A depressao em pacientes idosos tem se tornado problema comum, interferindo na sua qualidade de vida. Esse problema de saúde tem sido bastante estudado, pois tem se percebido a relação entre depressao e idade avançada e uma forma singular de depressai nos idosos da população a ser avaliada neste estudo é de fundamental importância para a saúde publica, a fim de quem sejam criados mais centros de atenção ao idoso.

Um fato intrigante á respeito da depressão, no entanto, é que a incidência é muito maior entre as mulheres do que entre os homens.   A depressão atinge quatro vezes mais mulheres do que homens. Em relação as mulheres as origens e os sintomas da depressão são variados e complexos e podem resultar de uma grande variedade de causas físicas e emocionais.

Embora n exista nenhuma resposta a pergunta sobre o que causa a depressão nessa população . Estudos demonstram que os baixos níveis de serotonina, neurotransmissor capaz de estabiliza humor, sono e apetite, em certas áreas do cérebro seriam a principal causa da doença.

http://www.minhavida.com.br/saude/materias/1043-depressao-afeta-nbsp-mais-mulheres-do-que-homens

A depressão é uma patologia que atinge uma vibra nervosa (mediadores bioquímicos ) que agem na condução dos estímulos através dos neurônios que possuem prolongamentos que não se tocam entre um e outro, há um espaço livre chamado sinapse (sinapse corresponde a região de dois neurônios, onde ocorre uma liberação de neutransmissores  para que o impulso nervoso possa se propagar entre os neurônios de uma cadeia. Os neurotransmissores são liberados neste espaço, porque as membranas dos neurônios não se tocam) ,absolutamente fundamental para a troca de substancias químicas, íons e correntes elétricas. Essas substancias trocadas na transmissão do impulso entre os neurônios, os neutransmissores vão modular a passagem de estímulo representado por sinais elétricos. Na depressão, há  um comprometimento dos neurotransmissores responsáveis pelo funcionamento normal do cérebro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (469.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com