TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  3/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Disciplina: Filosofia Aplicada ao Serviço Social, Sociologia e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

DESAFIO PROFISSIONAL:

Os deveres do Assistente Social diante da Ética e do Meio Ambiente

Tutora a distância: Prof. Ma. Mariciane Mores Nunes

Tutora a distância: Prof. Maria Clotilde Pires Bastos

Tutor presencial: Mauro Roberto de Moraes                                 

Andressa Cristina Novaes da Silva - RA - 9526404243

Angélica de Cassia Lorejan            - RA - 9910162817

                                                                               Simone Cristina Isaias de Queirós - RA - 9608510185

CAMPINAS

05/11/2014


Os deveres do Assistente Social diante da Ética e do Meio Ambiente

    Atualmente as discussões voltadas à temática da sustentabilidade ambiental e desenvolvimento social tornaram – se objetos de reflexões das mais diversas categorias profissionais que compartilham de valores como respeito pela natureza, a conquista da cidadania e a busca por uma sociedade mais equilibrada, que respeite o ser humano como um ser de direitos e deveres, onde o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental tenham posições de destaque nas mais diversas instancias interventivas. Tanto o desenvolvimento ambiental, quanto o social se encontram ameaçados pela ideologia capitalista neoliberal.

A ética faz parte da natureza do Serviço Social. Este é o entendido como uma prática social que se desenvolve com relativa autonomia de critérios e, consequentemente, com responsabilidade social. Esta remete para solidariedade social junto aos sujeitos, aos seus direitos individuais, junto a humanidade, aos seus direitos coletivos, prospectivos e de bem estar. O Código de Ética dos Assistentes Sociais é direção para profissão, nele encontram-se princípios fundamentais que devem nortear as práticas destes profissionais. São princípios que dão suporte para vencer os desafios do cotidiano. Sua redefinição em 1993 ampliou a compreensão do ser social para além da sua inserção de classe, que se deu em dois níveis: no primeiro plano vê-se a liberdade e justiça social, e o segundo é por em prática os valores focalizando na qualidade e na responsabilidade profissional.

Baseando-se no código de ética, que demonstra a riqueza do seu trabalho e os âmbitos dos quais podem atuar, o assistente social por ser este possuidor de um olhar técnico-operativo conhecedor das reais necessidades da população, é sem dúvidas um profissional apto para assumir a Educação Ambiental como instrumento de trabalho, pois se trata de uma profissão voltada às questões sociais como: a equidade, aos direitos e deveres e o combate as injustiças sociais.

Vale ressaltar que a ética também colocou em movimento a necessidade de renovação e de atualização da Lei de Regulamentação da Profissão do Assistente Social, Lei 8.662/93, que dispõe sobre as competências, atribuições privativas, representação da categoria e o funcionamento do conjunto CEFESS/CRESS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (824.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com