TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 10

 

Universidade Anhanguera – Uniderp

Polo de Apoio Presencial Uruguaiana/RS

Micael  Silva da Silva RA 8345780259

Tânia Maria dos Santos Gonçalves RA: 442385

Curso: Superior de Tecnologia em Logística

Desafio Profissional:

Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional

Tutor Presencial: Diego Cabirita

Tutores a Distância: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Mônica Satolani

Uruguaiana/RS

Abril/2015

Introdução

Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns aspectos  fundamentais para a compreensão de  um processo de negociação entre uma Gravadora de Música e a Associação de Moradores do local onde ela deseja se instalar.

Neste trabalho constatamos que em um ambiente empresarial é necessário negociar. Até mesmo nas situações corriqueiras do dia a dia tem a necessidade de negociação  em várias frentes, gerenciando principalmente, os processos de comunicação estabelecidos entre os interlocutores. O mais importante é que a qualidade da comunicação  influência o sucesso da negociação.

Buscar um consenso entre as partes,  criando um planejamento que beneficie a todos os envolvidos no conflito, apresentando uma abordagem sistêmica é fundamental para que as relações perdurem, estreitando as ligações para que haja harmonia, pois a abordagem sistêmica possui visão abrangente na negociação.

Através de estudos realizados no decorrer do bimestre, nas diciplinas de Técnicas de Negociação  e Comportamento Organizacional o objetivo é a  análise e o desenvolvimento de uma negociação, utilizando a análise sistêmica.

Uma gravadora pretende se instalar em um bairro de classe média em uma cidade do interior de São Paulo. Após todos os estudos e documentos serem aprovados pelos órgãos competentes a empresa iniciará a construção da obra. Porém a Associação de Moradores do bairro discordava desta construção e acabou por embargar a obra. Entretanto a prefeitura solicitou uma negociação entre as partes envolvidas e marcou uma reunião inicial para 20 dias e após uma reunião em 45 dias para finalizar  a negociação.

Ao longo do trabalho  será feita uma análise da situação da negociação, observando os  pontos principais a serem negociados e o planejamento da negociação, quais os objetivos da gravadora e que argumentos serão utilizados diante das possíveis dificuldades  e conflitos que surgirão no decorrer da negociação, tanto da gravadora, quanto da associação de moradores.

Será visto também a cultura organizacional da  empresa observando as variáveis que poderão afetar o cotidiano dos colaboradores se a negociação não for favorável a gravadora.

Ao final será apresentado um relatório com as propostas das duas partes envolvidas na negociação. Propostas estas que deverão trazer benefícios para ambas as partes envolvidas na negociação.

Portanto a Visão Sistêmica é importante para tornar as negociações mais estratégicas, principalmente nas negociações empresariais. Tornando-as mais abrangentes caminha-se para torna-las mais estratégicas, isto é, voltadas para uma visão de longo prazo, tornando o relacionamento entre as partes duradouro e que possa atender plenamente ou de maneira satisfatória a todos os envolvidos.

As ideias da Teoria dos Sistemas podem ser aplicadas em qualquer campo do conhecimento humano. Ao longo dos anos o enfoque sistêmico  tornou-se referência para as ações de pesquisa de um modo geral, tornou-se fundamental com o passar do tempo, ao desenvolver de maneira intensa a capacidade de lidar com complexidade em um mundo que muda cada vez mais rápido.

Aspectos importantes do enfoque sistêmico (Vieira 2005)

  • A complexidade: a parte selecionada para estudos tem muitos detalhes relevantes, sendo que nenhum observador seria capaz de aprender todos eles.
  • O dinamismo: as partes estão constantemente mudando  as estruturas.
  • O probabilismo: exitem elementos importantes cujo comportamento é, em parte aleatório.
  • A integralidade: em  um certo sentido, as  partes agem com uma unidade.
  • A abertura: as partes estão embutidas  em um ambiente que as afeta e que  é afetado por elas.

Nos dias de hoje tornou-se importante, isto é fator determinante saber negociar para obter êxito em uma vida profissional e até mesmo pessoal. Estamos envolvidos o tempo todo em negociações, no nosso trabalho, nas relações afetivas, amizades, é primordial chegar a um entendimento.

Conflito da Negociação

É necessário compreender os conflitos existentes entre a Gravadora de Música x Associação  de Moradores de um bairro de classe media de  São Paulo. De um lado a gravadora querendo se instalar na cidade  e investir em melhorias  nos arredores da região, prometendo trazer progresso contínuo ao local aonde a gravadora pretender se instalar e ampliar os negócios.

Do outro lado está a Associação de moradores, que pleiteia junto a Prefeitura da cidade  impedir  que a gravadora se instale,  alegando que  irá perturbar e comprometer a segurança dos moradores.

Perfil dos Oponentes

Gravadora:

Líder Negociador: Sr. Jorge Andrade, estrategista de negócios – experiência em negociar em meio a conflitos, tem por objetivo obter a liberação do empreendimentos  e instalar a gravadora no bairro e alega que o progresso é inevitável que a instalação da gravadora irá contribuir com melhorias no bairro, e a negociação seja benéfica para ambos os lados.

Associação de Moradores

Lider Negociador: Sr. Carlos Henrique – formação administrador, alega  que haverá perturbação da ordem pública, argumentos: o silêncio, a segurança e infraestrutura (trânsito) serão comprometidos. O bairro possui perfil de moradores conservadores e questionadores, que prezam a tranquilidade,  sendo que  grande maioria são pessoas idosas. E afirmam que o bairro não precisa  do progresso que virá com este empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (209.5 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com