TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desemprego estrutural

Resenha: Desemprego estrutural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Resenha  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 8

Parte superior do formulário

É correto afirmar que o denominado desemprego estrutural, bem característico da atual fase de globalização é:

A)

Forma de desemprego que sempre existiu e que atinge somente trabalhadores desqualificados dos países em desenvolvimento, como o Brasil.

B)

É provocado pela inclusão da alta tecnologia nos processos produtivos, como a automação, relacionado a uma fraca ou precária reabsorção no mercado de trabalho que atinge diferentes camadas sociais e categorias profissionais, nos mais diversos países.

C)

Desemprego que é rápidamente eliminado, pois o trabalhador logo é absorvido em outra atividade, pois não está relacionado a questões da modernidade tecnológica.

D)

Forma de desemprego que atinge qualquer trabalhador das diversas áreas terceirizadas, nos diversos setores e ramos do mercado de trabalho.

E)

É a denominação de um tipo de desemprego que diz respeito às novas formas de flexibilização das relações e de contratos de trabalho, podendo também ser denominado de desemprego conjuntural.

RESPOSTA (B)

O desenvolvimento científico-tecnológico e seus impactos sobre os meios de produção e o conseqüente aumento da produtividade, estão eliminando postos de trabalho manual e provocando mudanças nos setores sociais, principalmente nos países mais industrializados.

Assinale a alternativa correta.

A)

Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais.

B)

Tais mudanças aumentarão o cada vez mais a importância da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais.

C)

Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a ampliação dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais.

D)

Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e diminuição das desigualdades sociais.

E)

Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivando e eliminando definitivamente as desigualdes sociais.

RESPOSTA (A)

ENADE 2004 - As proposições mais recentes de “flexibilização das relações de trabalho”:

A)

atendem as demandas da maioria das organizações dos

trabalhadores.

B) colidem com direitos sociais conquistados historicamente

C) são próprias do modelo fordista de controle da força de trabalho.

D)encontram fortes resistências nos meios empresariais.

E) chocam-se com as exigências do processo da

globalização neoliberal.

RESPOSTA (B)

ENADE 2005

Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas sobre a idéia de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global.

M. A. Santana e J. R. Ramalho (Org.). Além da fábrica.S. Paulo: Boitempo, 2003 (com adaptações).

Assinale a opção correta referente ao assunto do texto acima:

A) O trabalho deixou de produzir, entre os trabalhadores, relações políticas que levem à conquista de direitos.

B) O desenvolvimento do capitalismo tem sido acompanhado pela incorporação de grande contingente de trabalhadores.

C) O Brasil manteve-se distanciado das questões ligadas ao desenvolvimento capitalista, por isso, os problemas sociais pouco afetam afetam as classes trabalhadoras e a sociedade brasileira

D) A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de construção de identidade das classes trabalhadoras.

E) É ilusão pensar que a exclusão social tenha relação com a economia capitalista.

Parte inferior do formulário

RESPOSTA (D)

O processo de globalização impulsionado no final do século XX pela grande expansão de empresas multinacionais pelo planeta teve como decorrência:

A) A modificação do quadro de desigualdade social e econômica no mundo, pois fez com que os países pobres, como os africanos, asiáticos e latinos, pudessem participar do comércio mundial.

B) Fortalecimento do mercado interno dos países, enfraquecendo o comércio internacional.

C) Fortalecimento econômico dos países ocidentais que conduziu ao fim da hegemonia dos EUA.

D) Intensificou o comércio entre os países, facilitando os processos de importação e exportação em escala global.

E) Possibilitou a instalação de multinacionais em vários países do mundo, possilitando, a curto prazo, o crescimento do PIB mundial.

RESPOSTA (D)

.

ENADE 2004 - “Os determinantes da globalização podem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com