TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano E Social Anhembi Morumbi N1 - Todas Unidades

Ensaios: Desenvolvimento Humano E Social Anhembi Morumbi N1 - Todas Unidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  3.633 Palavras (15 Páginas)  •  3.642 Visualizações

Página 1 de 15

Skinner desenvolveu os princípios do condicionamento operante, destacando:

Resposta Selecionada:

c.

O comportamento voluntário e os efeitos que este sofre a partir das modificações de algumas condições ambientais.

Resposta Correta:

c.

O comportamento voluntário e os efeitos que este sofre a partir das modificações de algumas condições ambientais.

Feedback da resposta:

Skinner desenvolveu os princípios do condicionamento operante, destacando o comportamento voluntário (aquele que é intencional e tem como objetivo causar alguma alteração no ambiente) e os efeitos que este sofre a partir das modificações de algumas condições ambientais.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Maria Lúcia observa que todas as vezes que precisa iniciar uma nova atividade profissional em que se sente muito desafiada apresenta crises asmáticas. Pensando nesta situação observe as afirmações abaixo:

I- Reações orgânicas podem ter origem em estímulos aprendidos.

II- O stress e as reações orgânicas a ele atreladas, segundo a teoria pavloviana, podem ser modificados por um novo condicionamento.

III- Na perspectiva de Pavlov, é possível modificar as formas de reação de uma pessoa através de um novo condicionamento.

Pensando nestas afirmações, é verdadeiro afirmar:

Resposta Selecionada:

e.

As três afirmações são verdadeiras.

Resposta Correta:

e.

As três afirmações são verdadeiras.

Feedback da resposta:

I.P. Pavlov formulou as bases para o estudo do condicionamento respondente; esse paradigma analisa de que maneira o comportamento involuntário (reações orgânicas produzidas pelo sistema nervoso autônomo) podem ser produzidas ou eliminadas através de estímulos aprendidos (condicionados). Atualmente esses estudos têm sido úteis para se compreender as reações orgânicas causadas por modificações ambientais, que podem ser modificadas através de um novo condicionamento.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Alguns fatores facilitam e outros dificultam o ajustamento da personalidade humana. Pensando na questão de ajustamento, leia as afirmações abaixo:

I- Quando a pessoa encontra-se privada de satisfação de necessidades básicas, terá maiores dificuldades para o ajustamento às exigências ambientais.

II- Quando a necessidade de auto-estima de uma pessoa não é basicamente satisfeita, será difícil para ela desenvolver recursos para satisfazer a necessidade de aprimoramento.

III- Ao longo do nosso desenvolvimento iremos apreender determinados comportamentos, que se tornarão habituais

Sobre estas afirmações, assinale a alternativa correta:

Resposta Selecionada:

c.

Todas as afirmações são verdadeiras.

Resposta Correta:

c.

Todas as afirmações são verdadeiras.

Feedback da resposta:

Para se avaliar as possibilidades de ajustamento da personalidade de uma pessoa, devemos levar em consideração a natureza da necessidade bloqueada e a intensidade das demais necessidades bloqueadas.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Os modelos da vida real podem desencadear e perpetuar comportamentos e condutas inadequadas. Uma situação comum, dentro desse espectro negativo, são aquelas ligadas à violência doméstica. Sobre estes aspectos, observe as afirmações abaixo:

I- Nem sempre a modelagem do comportamento produz resultados favoráveis, porque modelos da vida real inadequados podem desencadear, através da imitação, a repetição dos comportamentos que se deseja extinguir.

II- A violência doméstica pode ocorrer quando os agressores e as vítimas possuem antecedentes na infância.

III- Os modelos da vida real, quando agressivos ou inadequados, exercem baixa influência porque são acompanhados por sentimento de rejeição à conduta inadequada.

Resposta Selecionada:

c.

Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

Resposta Correta:

c.

Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

Feedback da resposta:

Apenas as afirmações I e II são verdadeiras. Nem sempre a modelagem do comportamento produz resultados favoráveis. Há também a possibilidade de adotarmos condutas inadequadas, e apesar do sofrimento que esta situação causava ao indivíduo, diante de uma situação crítica, reagirá da mesma maneira, caso não reflita melhor sobre outras alternativas.

Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Eduardo foi diretor durante vinte anos em uma escola pública da Região Sul da cidade de São Paulo. Foi convidado a atuar profissionalmente como diretor de uma escola particular em Votuporanga, interior do Estado de São Paulo. A tarefa, a princípio, lhe pareceu não só muito instigante, mas relativamente fácil e descomplicada. Logo a princípio, alunos dessa nova escola exibiam comportamentos e ações muito diversas daqueles com os quais, ao longo de sua trajetória profissional, lhe eram cotidianas. Eduardo percebeu que sua nova função profissional exigia, agora, que ele conhecesse mais a respeito dos valores e das formas de agir daquele novo grupo cultural, de vários modos compreendeu que necessitaria de uma nova aprendizagem social.

Observe as considerações abaixo:

I- Na aprendizagem social, as regras morais são assimiladas a partir dos princípios de discriminação e generalização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com