TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdades sociais na atualidade e os problemas causados pelo crescimento do desemprego.

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  2.010 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

POSTAGEM 2º SEMESTRE

FLÁVIO DO NASCIMENTO PONTES

RA: 1526609

POLO RIO DE JANEIRO (CENTRO)

ANO 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

Desigualdades sociais na atualidade e os problemas causados pelo crescimento do desemprego....................................................................................................4

CONCLUSÃO......................................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................8

Introdução

Este texto tem o objetivo de mostrar os efeitos das desigualdades sociais na atualidade e as causas e agravamentos do desemprego e os problemas causados pelo mesmo.

Com problemas como o desemprego, que é causado também pela desigualdade social, temos a certeza de que as vítimas serão sempre as mesmas. São sempre os pobres, no sentido socioeconômico do termo, que pagam a conta.

Desigualdades sociais na atualidade e os problemas causados pelo crescimento do desemprego.

A desigualdade social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população nacional, embora nos últimos anos, as estatísticas apontem para sua diminuição. Porém, mesmo que o país nos últimos anos tenha apresentado uma diminuição da pobreza, o nível de desigualdade social no Brasil ainda é muito notório. A má distribuição de renda, o crescimento populacional, a falta de investimento na área social, a falta de oportunidades de trabalho, a lógica do mercado capitalista (consumo, mais-valia) e a corrupção são, essencialmente, os responsáveis pela desigualdade social no Brasil, e são observadas algumas consequências como a favelização, pobreza e miséria, aumento das taxas de desemprego, desnutrição e fome, marginalização de parte da sociedade, aumento dos índices de violência e criminalidade, as diferentes classes sociais, desigualdade racial, atraso no progresso da economia do país, guerras e conflitos civis, educação precária, falta de acesso a serviços públicos de qualidade, diferenciação no tratamento entre ricos e pobres, etc.

Segundo relatório da ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:

  • Falta de acesso à educação de qualidade
  • Política fiscal injusta
  • Baixos salários
  • Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico

É necessário observar que algumas consequências da desigualdade social acabam causando tantas outras. É como uma reação em cadeia ou um efeito dominó. Nesse sentido podemos citar o desemprego que pode ser um agente central para uma sequência de problemas causados pela desigualdade social. Como afirmado anteriormente, o aumento das taxas de desemprego é uma das tantas consequências da desigualdade social, porém podemos crer, e isso sem muito esforço, que o desemprego traz a falta de recursos, recursos para que todo cidadão consiga viver. Vivemos em uma sociedade capitalista onde o consumo através de recursos financeiros mantém a vida e a dignidade. Sem emprego (trabalho) o cidadão não dispõe desses recursos e com isso entra na profunda pobreza, miséria, e talvez a favelização e a criminalidade, etc. Por outro lado, a causa do desemprego deve ser considerada, entre outros, por consequência de alguns fenômenos como a educação precária, e a “mecanização” da maioria dos meios de produção. O desemprego também traz a exclusão social.

Observa-se o desemprego como uma das graves consequências da desigualdade social, uma vez que quem detém a renda numa sociedade capitalista, tem acesso a uma melhor capacitação profissional e educacional, que subsidia a empregabilidade de um cidadão.

Podemos classificar algumas causas do desemprego como sendo as principais:

  • Baixa qualificação do trabalhador – Existem muitos empregos que não são ocupados porque os profissionais não estão qualificados para assumi-los;
  • Substituição de mão de obra por máquinas – Muitas empresas têm adotado máquinas na linha de produção. Por consequência, homens e mulheres têm sido demitidos. No setor bancário, por exemplo, o uso de caixas eletrônicos e desenvolvimento do sistema bankline também gerou o fechamento de milhares de vagas;
  • Custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada – Muitas empresas preferem pagar horas extras a seus empregados a terem que contratar outros, pois, no Brasil, os custos para a contratação de um funcionário são muito altos;

Embora a geração de empregos tenha aumentado nos últimos anos, graças ao crescimento da economia, ainda existem milhões de brasileiros desempregados. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade atrapalham muito a vida dos desempregados. E no momento atual que vive o país, onde a política e, consequentemente, a economia estão atravessando um período de crise, o aumento do desemprego é uma triste consequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (110 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com