TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA: A DIVERSIDADE CULTURAL NA ATUALIDADE E OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA INTOLERÂNCIA E PELA XENOFOBIA

Por:   •  25/5/2018  •  Resenha  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  2.004 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRATICA COM COMPONENTES CURRICULARES.

RESENHA CRITICA

A DIVERCIDADE CULTURAL NA ATUALIDADE E OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA INTOLERÂNCIA E PELA XENOFOBIA.

MILENE MORETE PEREIRA SILVA.

RA 1855907

POLO/ITAPORANGA/PARÁIBA

2018.

RESUMO.

Racismo e Xenofobia

RACISMO:  

É um modo de pensar onde se dá importância á noção da existência de uma raça prura única onde os outros não podem conviver no mesmo espaço onde a intolerância é o meio mais fácil de lidar com as diferenças. Esse termo não é uma teoria cientifica , mas um conjunto de fatores de opiniões pré existentes , hoje mesmo em um mundo globalizado nada se explica o ponto de ainda existir tantos atos voluntários de racismo não só no nosso país mas no mundo inteiro grandes Guerras são estabelecidas por acreditarem que são melhores que os outros.

A questão racista não é um problema das classes sociais mais baixas e sim de mentes pequenas, que acreditam serem superiores por questão de cor, religião ou orientação sexual.

XENOFOBIA:

A xenofobia pode manifestar-se de várias formas, envolvendo as relações incluindo o medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas atividades, agressão e desejo de eliminar a sua presença para assegurar uma suposta pureza. A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países, mas de outras culturas, subculturas ou sistemas de crenças. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos. Note-se, porém, que nem todo preconceito é causado por xenofobia.

Atitudes xenofóbicas incluem desde o impedimento à imigração de estrangeiros ou de pessoas pertencentes a diferentes culturas e etnias, consideradas como ameaça, até a defesa do extermínio desses grupos. Por esta razão a xenofobia tende a ser normalmente associada a preconceitos étnicos ou ligados a nacionalidadeEstereótipos pejorativos de grupos minoritários (por exemplo: "asiáticos são sujos", "muçulmanos são violentos", "negros são menos inteligentes", "europeus do norte são superiores aos europeus do sul", "povos anglo-saxões são superiores aos povos latinos", etc.) e conflitos de crenças podem levar um indivíduo ao ódio.

Introdução:

Venho através desse expor uma forma de como se trabalhar em sala de aula o racismo, a xenofobia a intolerância, tudo que nos leva para o trabalho com vários grupos de pessoas em uma mesma sala de aula. Hoje vivemos em um mundo misto e mesmo assim a intolerância racial, religiosa sexual e moral é muito grande.

Racismo:

O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras.

Quando olhamos com olhar superior ou até mesmo de desprezo para alguém isso é racismo, ao ponto de fazer do outro um ser hostil desprezível pelo simples fato de ser diferente de nós mesmo.

Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.

O racismo em uma pessoa tem diversas origens, depende da história de cada um. Em alguns casos, pode ser por crescerem ouvindo as diferenças e superioridade de determinadas raças, em outros, alguma atitude que moldou seu pensamento. Não importa como o racismo cresceu na mente das pessoas, mas vale ressaltar que se ele for provado, é um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.

Além disso, algumas pessoas valorizam tanto a superioridade de raças que acreditam na purificação delas, onde dominariam o meio em que vivem. Essa justificativa apareceu na escravidão, em que os negros trabalhavam em condições precárias e eram vendidos como objetos. No nazismo, o foco principal eram os judeus, mas também perseguiam negros, homossexuais, entre outras minorias, para serem executados nos campos de concentração.

Com isso, percebe-se como o racismo fez parte da história, e como alguns grupos sofreram muito com isso.

Embora no Brasil haja uma forte mistura de raças, a incidência de racismo pode não ser tão evidente para alguns, mas ele não deixa de existir. Em alguns casos, ele ocorre de forma sutil, em que nem é percebido pelas pessoas. Pode acontecer em forma de piadas, xingamentos, ou simplesmente evitar o contato físico com a pessoa. A verdade é que nenhum lugar está protegido do racismo.

Diferenças entre Raça e Etnia

[pic 2]

Embora seja dito muitas vezes como sinônimos, existem certas diferenças entre raça e etnia. Raça se expressa nas características visíveis da pessoa, ela engloba as características físicas, tais como tonalidade de pele, formação do crânio, rosto e tipo de cabelo.

A etnia também refere-se a isso, mas ela vai além das características físicas da pessoa, ela inclui a cultura, nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e tradições.

Dentre as várias raças humanas, as quatro principais são:

Caucasianos: De origem europeia, norte-americana, árabes e até indiana. Com exceção dos mediterrânicos, tem nariz estrito, lábios delgados e cabelos ondulados ou lisos. Tem como principais características pele e olhos claros.

Mongoloides: De origem asiática, apresentam a tonalidade de pele amarelada, cabelos lisos, rosto achatado ou largo e nariz de forma variada. Variaram dessa raça os esquimós e índios americanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com