TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Diversidade Cultural na Atualidade e os Problemas Causados Pela Intolerância e Pela Xenofobia

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

Prática Como Componente Curricular

Nome e RA

Resenha - Diversidade cultural na atualidade e os problemas causados pela intolerância e pela xenofobia.

Introdução

O próprio tema suscita uma certa pluralidade temática: “diversidade cultural na atualidade e os problemas causados pela intolerância e pela xenofobia”. Mesmo hoje e com a globalização persistem as diversidades culturais e com elas multiplicam-se a intolerância e a xenofobia. Esse tema nunca esteve tão relevante como na atualidade. Chocados, cotidianamente lemos nos jornais, assistimos na televisão ou pela internet, a incompreensão de países e povos, que rejeitam o outro apenas por que tem cultura e/ou religião que diferem das suas, além, é claro, por motivos puramente econômicos. O medo de uns supera o terror vivido pelos outros.

Desenvolvimento

Para analisarmos o assunto, devemos recorta-lo em partes e épocas, como fizeram os autores estudados. Primeiro, de forma simplista, esclarecemos o termo “diversidade cultural”, que são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território. Mas, o que é a intolerância? É necessário deixar claro que esta sempre existiu, pois, a cultura de um, desde o princípio dos tempos, não compreendia ou aceitava a cultura diferente do outro e, na maioria das vezes, levava à subjugação de um pelo outro e vice-versa. A intolerância concretizou-se, como estudo e debates, com o determinismo biológico, conforme nos expõe a profa. Kênia Kemp.

No século XIX e na primeira metade do século XX, o conceito de raça fazia parte da centralidade do debate em torno do determinismo biológico. Nessa época, fervilhavam teorias que defendiam a existência de capacidades especificas, inatas de determinadas raças. Assim, era comum a defesa de teorias que se baseavam na existência da superioridadeinferioridade dos povos, ignorando por completo as suas diferenças como elemento fundamental da diversidade humana. Essa condição se reproduziu dentro de logicas racistas e de intolerância face as diferenças culturais, políticas, sociais, econômicas e ambientais. (CANTO; ALMEIDA, 2008, apud KEMP, 2011, p. 24)

Em uma visão mais objetiva, outro autor vai direto à origem da intolerância: ”A raiz das discriminações e das intolerâncias é o etnocentrismo, que nos faz enxergar apenas a nossa maneira de ser como a única possível” (GUERREIRO, 2014).

Vejam que os autores decupam, além das culturais, várias outras possibilidades que conduzem à intolerância. A partir da intolerância, chegamos à xenofobia. Conforme o dicionário tal expressão significa “desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país; xenofobismo”.  As consequências de tal atitude redundam em posições de rejeição ao outro, muitas vezes por motivos econômicos e até por medo, conforme nos expõe outro autor.

Atualmente, a xenofobia ocorre principalmente em países desenvolvidos, uma vez que os nativos não querem disputar uma vaga de trabalho com um imigrante. É comum a xenofobia ser relacionada com o preconceito de pessoas oriundas de outros países (especialmente os subdesenvolvidos), raças, culturas, costumes e etc. A xenofobia pode se manifestar também de outra maneira, quando um indivíduo evita o contato com pessoas de características diferentes, como as apresentadas. [...] Na Europa há vários casos de xenófobos que agridem imigrantes e até colocam fogo em suas casas. A maioria dos países desenvolvidos teme que a chegada maciça de imigrantes possa provocar o surgimento de problemas sociais (desemprego, criminalidade, queda na qualidade de vida etc.), em razão disso, já existem até partidos xenófobos que lutam contra a entrada de imigrantes. (FREITAS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (590.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com