TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Despertar Da Cidadania

Artigo: Despertar Da Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  479 Visualizações

O despertar da cidadania

É notório que existe no mundo uma assimetria social.

Segundo dados da UNICEF:

· 30 mil crianças morrem no mundo, por dia, por falta de condições básicas de saúde;

· 674 milhões de crianças vivem em pobreza absoluta;

· 376 milhões precisam caminhar 15 minutos para ter acesso à água ou bebem água imprópria para consumo.

Nossa sociedade precisa urgentemente, diante dessas realidades, de um novo cidadão, consciente, sensível e responsável, que pense globalmente e aja localmente, sendo capaz de se preocupar, intervir e modificar a realidade social excludente, tornando-se ator na história da sua comunidade e da sua própria vida.

É nesse contexto que a Educação Fiscal vem exercer papel preponderante, uma vez que instrumentaliza o cidadão com ferramentas para que ele próprio desenvolva o senso crítico, participativo, solidário e pró-ativo. A Educação Fiscal ajuda o cidadão a compreender o papel do Estado, sua função social e assumir a visão de cidadão como agente transformador da realidade social.

Iremos, nessa série de artigos, dentro do Projeto de Educação Fiscal, pensar o papel da sociedade, a relação Estado-Sociedade, o Sistema Tributário Nacional, gestão democrática participativa, entre outros temas.

“Todo processo educacional somente será verdadeiramente autônomo e libertador se for capaz de formar cidadãos críticos, dotados das condições que lhes permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos em que estão inseridos”.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com