TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças conceituais entre texto jornalístico e científico

Por:   •  25/9/2016  •  Dissertação  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, demonstrar numa breve reflexão, algumas das principais diferenças conceituais que existem em um artigo científico, de um artigo jornalístico, tomando como referência, artigos publicados com abordagens relacionadas sobre o futebol.

2 REFLEXÃO

Um artigo científico em seu conceito e característica, apresenta resultados das investigações e pesquisas feitas a respeito de uma questão ou tema. Seu objetivo fundamental, é o de divulgar de uma maneira sucinta, a dúvida investigada, o conhecimento, as teorias, a metodologia empregada, os resultados obtidos, novos fatos e as diversas e principais dificuldades encontradas no processo de investigação. Sua divulgação pode ser feita em revistas, jornais, sites e periódicos.

Em sua estrutura escrita, emprega-se uma formatação padronizada, uma linguagem correta e precisa, coerência na argumentação, clareza na exposição das ideias, objetividade, concisão e fidelidade às fontes citadas. O autor não é o próprio pesquisador, mas o jornalista, que traduz a linguagem científica para a linguagem mais cotidiana, para um melhor entendimento do assunto de seus leitores.

Em se tratando do assunto futebol e sua representatividade no meio social, poderia servir como exemplo de artigo científico, o estudo sobre “ As posições no futebol e suas especialidades” editado na Revista Brasileira de Futebol, onde demonstra os conceitos e características de um artigo científico, ou seja, Título, Autor

2

(es), Epígrafe (facultativa), Resumo e Abstract, Palavras-chave, Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão), e Referências.

O artigo jornalístico, aborda um formato com outra característica, onde o profissional especializado em algum assunto de interesse de seus leitores, escreve, assume e defende sua opinião baseado em fatos, notícias, constatações e estudos e não em impressões. Apresenta argumentos e recursos da língua para convencimento do leitor. Os temas são polêmicos. Na maioria dos artigos, há também espaço dedicado a correspondência e comentários dos seus leitores. Geralmente os órgãos que a publicam (jornal, revista, site) informam ao leitor que as opiniões apresentadas no artigo não correspondem necessariamente à sua opinião. Como exemplo de artigo jornalístico sobre futebol, podemos encontrar, no site da Folha de São Paulo, no setor de esportes o tema “Corrupção no Futebol”, onde vários jornalistas especializados no assunto abordam suas opiniões.

Em síntese, um artigo jornalístico relata a opinião de um profissional especializado sob um determinado assunto, já o artigo científico, tem por finalidade a produção de conhecimento e a comprovação científica de um determinado conteúdo relacionado às áreas que envolvem o assunto. No nosso caso, o mundo do futebol.

3 REFERÊNCIAS

http://www.seer.ufv.br/seer/rbf/index.php/RBFutebol/article/view/155/146, visitado em 15/09/2015.

http://www.ufrgs.br/deds/copy_of_imagens/Manual%20Artigo%20Cientifico.pdf, visitado em 15/09/2015.

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2015/05/1635867, visitado em 16/09/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com