TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distinções Existentes Entre As Visões Liberal E Marxista

Pesquisas Acadêmicas: Distinções Existentes Entre As Visões Liberal E Marxista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

PARALELO ENTRE OS GOVERNOS GETÚLIO VARGAS E KUBISTSCHEK, NO QUE SE REFERE ÀS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO ADOTADAS

No período do governo de Vargas a estratégia de desenvolvimento adotada foi a industrialização do país, principalmente no setor base, através da criação de grandes empresas estatais e da burocracia profissional para as políticas desenvolvimentistas. Como exemplo pode-se citar a criação da Companhia Vale do Rio Doce e da Petrobrás, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, instalação de usinas siderúrgicas, usina hidrelétrica, a expansão de rodovias e ferrovias. O governo de Vargas deu início a mudanças que foram fundamentais, tanto no âmbito social (lei de sindicalização, salário mínimo, jornada de 08 horas, férias remuneradas, Justiça do Trabalho e Eleitoral, voto feminino e secreto, Ministério da Educação e Saúde) quanto econômico, sendo assim foram formadas as bases para a modernização econômica, política e administrativa do país. No governo de Juscelino Kubitschek foi criada uma agenda progressista baseada num programa de obras públicas, denominada de Plano de Metas. O Plano de Metas consistia num conjunto de 30 objetivos, abrangendo os setores de energia, transporte, indústria de base, alimentação e educação, priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil. A maior contribuição do Plano foi na área do planejamento, ele apresentava cronograma rigoroso e acompanhamento sistemático, e a maioria das ações propostas foi realizada com bastante sucesso. A expectativa do governo era proporcionar ao país crescer 50 anos em 5. Vale ressaltar que nesse governo houve também a construção de Brasília. Por fim, além do crescimento econômico, o governo de JK promoveu uma forte mudança na estrutura produtiva do país.

REFERÊNCIAS

CARVALHO, L. Governo Juscelino Kubitschek. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/juscelino-kubitschek.htm>. Acesso em: 23 de fev. de 2014.

COELHO, R. C. Estado, Governo e Mercado. Florianópolis: Departamento de Ciências e. Administração/ UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2009

GUIMARÃES, Ailton. Economia Brasileira contemporânea para o curso de Administração. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/80718111/70/O-processo-de-substituicao-de-importacoes-PSI>. Acesso em: 23 de fev. de 2014.

LEITE JÚNIOR, A. D. Desenvolvimento e mudanças no estado brasileiro. Florianópolis: Departamento de Ciências e. Administração/ UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2009.

SANTANA, M. I. Era Vargas. 2007. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/era-vargas/>. Acesso em: 23 de fev. de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com