TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Do Texto de Friedrich Engels “Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem”

Por:   •  25/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – IH

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL – SER

AVALIAÇÃO UNIDADE I (pontuação total = 8,5)

        Responda as questões a seguir com base na sua apreensão sobre os conteúdos abordados durante as aulas e nos referenciais teóricos indicados para estudo.

Observação:  Respostas que somente reproduzirem citações diretas dos textos indicados não serão consideradas!

 QUESTÃO 1 (2,0 pontos)

        Com base na leitura do texto de Friedrich Engels “Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem” e nos debates realizados na aula síncrona, explique por que o trabalho é considerado uma atividade central para a vida humana e para o desenvolvimento do homem como ser social.

O trabalho é um combinado de atividades fundamentais na vida do ser humano, onde ele pode transformar a própria natureza para suprir as necessidades e metas desejadas. A influência do trabalho sobre a vida humana pode ser considerado como fundamental, segundo Engels, (ENGELS,1980) “É a condição fundamental de toda vida humana, e em tão elevado grau que certo sentido, se pode dizer: foi o trabalho criou o próprio homem”,  esse acontecimento descreve a importância do trabalho na vida do homem, em que ele percebe suas necessidades de sobrevivência, durante todo esse processo em que a mão do homem evoluía e ganhava mais funções, o trabalho se tornava muito importante para o homem.

A importância do trabalho não está apenas na vida do homem, mais também na socialização deles, já que pode ocorrer a formação de grupos que o trabalho pode realizar, existindo tarefas que necessita de vários indivíduos para o desenvolvimento da atividade. Para realizar as necessidades na sociedade e entre os indivíduos, teve que acontecer a comunicação através da linguagem, o trabalho afeta em qualquer fase ou necessidade do ser humano, fazendo com que ele se desenvolva conforme as necessidades.

QUESTÃO 2 (2,5 pontos)

        A partir da leitura do texto de Karl Marx presente no livro “o Capital”: “cap 1. item.2 o duplo significado do trabalho representados nas mercadorias”, explique quais são as duas formas de manifestação do trabalho presente nas mercadorias e qual sua relação e importância para a definição do valor de troca destas.

Sabemos que a mercadoria pode representar o capital, isso porque todos os meios de criação capitalistas são mercadorias, sendo externos, elas podem ser o próprio valor de uso e em segundo o valor de troca, já que a mercadoria representa o próprio capital, Marx inclui uma dupla realidade sendo, o trabalho concreto e o trabalho abstrato. O trabalho concreto serve para satisfazer muitas necessidades dos seres humanas, assim criando valores na sociedade, já o trabalho abstrato é forma de possuir o trabalho humano quando está relacionada as mercadorias, sendo considerada como uma expressão real. Esses dois caratês de trabalhos podem descrever em uma mercadoria e da origem ao valor de troca, isso porque a mercadoria é totalmente a unidade do valor de troca, assim, sendo o próprio salário que é pago em troca de uma determinada produção através de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com