TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E-commerce

Tese: E-commerce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

E-Commerce

O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos como o computador, por exemplo. O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico. Diversos tipos de negócios são comercializados através do e-commerce, desde sites de retalho destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações.

Atualmente é um dos mais importantes fenômenos da Internet em crescimento pois permite que os consumidores façam transações de bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância. O comércio eletrônico expandiu-se rapidamente nos últimos anos e prevê-se que continue expandir-se com a mesma taxa de crescimento ou mesmo que haja uma aceleração do crescimento. Brevemente as fronteiras entre comércio “convencional” e “eletrônico” tenderão a esbater-se, pois cada vez mais negócios deslocam secções inteiras das suas operações para a Internet. Existem diversas modalidades de comércio eletrônico, entre elas o B2B, o B2C, C2C, G2C e G2B.

Os negócios entre empresas designam-se por B2B ou Business to Business, por oposição aos negócios B2C ou BusinnestoConsumer, que se dirigem aos consumidores.

Os negócios B2B permitem centenas ou milhares de transações seja como clientes, seja como fornecedores. Levar a cabo estas transações eletronicamente proporciona amplas vantagens competitivas sobre os métodos tradicionais. Quando devidamente implementado, o e-commerce é mais rápido, mais barato e mais conveniente do que os métodos tradicionais de transação de bens e serviços.A estratégia para criar uma loja online de sucesso pode ser dificultada se não forem respeitados certos princípios e se for esquecido o que é suposto ser o e-commerce em negócios online.

C2C(do inglês ConsumertoConsumer) é uma referência ao comércio eletrônico que se desenvolve entre usuários particulares da internet. Aqui o comércio de bens ou serviços não envolve produtores e sim o consumidor final com consumidor final, sem intermediários. O G2C(governmenttoconsumer) é uma relação comercial pela internet entre governo(estadual, federal ou municipal) e os consumidores. A exemplo disso temos o pagamento via internet de impostos, multas e tarifas públicas. O G2B(governmentto business) é a relação de negócios via internet entre o governo e as empresas, como as compras pelo Estado através da internet por meio de pregões e licitações, tomada de preços, etc.

O comércio eletrônico apresenta uma série de vantagens e desvantagens para osconsumidores e gestores.

Dentre os aspectos positivos temos aexposição dos produtos, tanto a nível nacional quanto a nível internacional, sema presença física da empresa. Apesar de ser uma vantagem quando comparadocom o mercado tradicional, pode-se gerar certas expectativas por parte docliente, que em alguns momentos não são atendidas. Outra vantagem é a comodidadeoferecida aos clientes, pois conseguem efetuar as suas compras de qualquerlugar e em qualquer horário, basta ter o acesso a Internet. As transações em suamaioria acontecem de uma forma mais rápida, eliminando também o desperdíciode tempo em se deslocar para adquirir os produtos. A agilidade nas negociações também possibilita que as relações entreconsumidores e vendedores sejam realizadas de forma mais rápida. Além disso,as lojas ficam disponíveis a qualquer hora do dia. Enquanto no comércio tradicional ocliente se baseia num conjunto limitado de informações (preço, qualidade doproduto) para a tomada de decisões, o comércio eletrônico oferece a opção deuma análise rápida e abrangente de ofertas sem grandes esforços. Emcontrapartida, somente clientes que possuem acesso à Internet podem sebeneficiar.

Apesar das vantagens, o comércio eletrônico apresenta algunsproblemas que necessitam ainda ser superados. A fraude,apesar da Internet e das vendas on-line evoluírem a cada ano, ainda

existe um número bastante expressivo de pessoas que utilizam a Internetsomente como forma de consulta e não como um meio de adquirir produtos deuma forma mais prática. Isto se deve ao fato das informações disponibilizadaspelos clientes serem utilizadas de forma fraudulentas por terceiros. Sistemas decriptografia avançados estão reduzindo esse problema de forma bem

significativa. No quesito confidencialidade a troca de informações entre fornecedores e compradorestorna-se mais vulnerável por terceiros, que podem utilizá-las para outrasfinalidades sem autorização de ambas as partes. Por último, por se tratar de uma transação à distância, tanto a empresa quanto ocliente não sabem se as informações são verdadeiras. Aí entra a questão da confiança do consumidor na empresa. No caso das transaçõestradicionais, o cliente conhece o local onde se encontra a empresa, caso tenhaalguma dúvida ou reclamação.

Várias empresas estão se tornando adeptas ao comércio eletrônico, a exemplo disso temos a Netshoes. Trata-se de uma marca até pouco tempo desconhecida, mas que vem despontando pelos bons resultados obtidos e pelas boas práticas no uso de estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com