TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCACAO E DIVERSIDADE

Dissertações: EDUCACAO E DIVERSIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 11

Considerações Iniciais

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a pluralidade cultural presente no nosso cotidiano. Tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional de um individuo. Promovendo a pacificação, valorização e respeito das culturas existentes.

Pluralidade Cultural e Multiculturalismo

Segundo o minidicionário Silveira Bueno:

Pluralidade= s.f. O maior número; grande número; multiplicidade; variedade, o geral; qualidade atribuída a mais de uma pessoa ou coisa.

Cultura= s.f. Desenvolvimento intelectual; saber; utilização industrial de certos produtos naturais; instituições, costumes e valores de uma sociedade; cultivo.

Isso quer dizer que a pluralidade cultural é a diversidade de culturas existentes, costumes, valores, variedades de seres humanos, e isto está presente em nosso dia-a-dia. Diversidade de credo, (islamismos, candomblés, protestantes, católicos, etc.), raças (negros, brancos, mulatos, amarelos, vermelhos), folclore, (dança, cantigas, historias, etc.), nacionalidade, altura, tipo de cabelo, sexo, nível socioeconômico. Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento dessas culturas, não quer dizer que devemos aderir à cultura e costumes, mas respeitá-los como manifestações culturais.

O multiculturalismo vai além da pluralidade cultural, pois luta contra a homogeneização que as sociedades impõem que todos devem seguir o padrão, o multiculturalismo valoriza as diversidades culturais, cada uma sem perder sua identidade. Acolhendo todos sem discriminação e preconceito.

É interessante, falar sobre este assunto, já que ele abre um leque para vários outros: Preconceito, indisciplina, introversão, etc. Pois uma pessoa excluída pode reagir de várias formas, repressão, timidez, ou, desencadear outros problemas como o uso de drogas, depressão, egocentrismo, ou no caso de uma criança no ambiente escolar, além da timidez, pode se tornar uma criança indisciplinada, o que em dificuldades tanto no ambiente quanto nas atividades escolares.

O PCN Pluralidade Cultural-Orientação Sexual 10.1 aborda detalhadamente essas questões, e coloca a escola como base para o desenvolvimento cultural da sociedade.

Segundo o livro a escola tem um papel fundamental de socialização para crianças, pois é o espaço em que pode se dar a convivência entre as crianças de origens e níveis socioeconômicos diferentes, apresentando-as regras, e o convívio com as diversidades.

A pluralidade cultural tem como contribuir para uma sociedade mais desenvolvida e tem como objetivo:

- Valorizar as diversas culturas;

-Fazer com que os indivíduos reconheçam as qualidades de sua própria cultura;

- Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças.

-Desenvolver uma atitude de solidariedade e respeito para com aqueles que sofrem de discriminação, repudiando toda e qualquer discriminação cultural, valorizando assim o convívio pacífico.

Há diferenças entre a Pluralidade Cultural e o Multiculturalismo, porém, ambos vêm para somar e fazer com que a sociedade viva pacificamente.

Direitos Humanos e Pluralidade Cultural

Quando se fala em direitos humanos o que logo vem à cabeça é os direitos básicos de um cidadão: Saúde, educação, moradia, transporte, etc. Porém, estes direitos vão muito, além disto, liberdade de expressão, de pensamento, e igualdade é um direito de todos.

Os imigrantes influenciaram na formação étnica do povo brasileiro, disso resultou uma população etnicamente diversificada e que tem uma história marcada por muito preconceito, pela exclusão, de cor, crença, nacionalidade, classe socioeconômica, e até preconceito entre homens e mulheres, mas hoje recebe diversas culturas e tenta se reerguer desse passado de opressões. Adota pessoas de outras nacionalidades, de várias religiões, raças, uma extensa pluralidade cultural, e é assim que tem que ser.

A exclusão de um indivíduo só traz sofrimento, o que desencadeia muitos outros problemas, como revoltas entre famílias, uso de drogas, depressão, dificuldade de socialização do indivíduo, o que o que faz ser excluído. Por isso a pluralidade cultural deve ser respeitada, é preciso respeitar os direitos humanos para que a vida em sociedade seja promovida.

O ambiente escolar é um espaço onde há uma extensa diversidade. Dentro de uma sala de aula há pessoas de várias cores, naturalidades e classes socioeconômicas, e é nos jovens e crianças que começam a mudança. Se neste ambiente é feito um trabalho para promover essa fusão, esses indivíduos já irão se desenvolver com uma mentalidade diferente, passando essa ideia para frente e assim sucessivamente. A escola é formada por todos, é claro que o seu dever é fazer com que o aluno aprenda, se desenvolva profissionalmente, mas não só isso, é seu dever também formar cidadãos de bens, que valorizam suas culturas e também do próximo.

Ninguém é igual a ninguém, e não existe um melhor que o outro. Mesmo com essa grande mistura, todos carregam suas origens e costumes e isso deve ser passado aos outros com muito orgulho, pois a sociedade só pode ser intitulada justa quando todos souberem respeitar as diferenças.

Pluralidade Cultural e Preconceito

Como o próprio nome diz, o preconceito é um pré- conceito que é feito de um individuo, é apontar características, defeitos do outro sem pelo menos o conhecer, saber de onde vem, qual é a sua cultura.

A criação do individuo é peça fundamental para o desenvolvimento de sua personalidade. Desde a infância as pessoas já são criadas com a ideia de que ser diferente é errado, e quando se deparam com a diversidade cultural que existe no mundo lá fora, o individuo se vê num auto- conflito. É comum ver crianças isoladas em uma sala de aula, ou apresentarem um alto grau de indisciplina, muitas vezes isso é uma forma de expressão que as crianças apresentam, uma maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com