TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho Escolar: ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  3.633 Palavras (15 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Os supermercados são estabelecimentos comerciais presentes em praticamente todos os lugares, de modo que o setor supermercadista ocupa hoje grande espaço na vida dos consumidores e tem papel importante no desenvolvimento econômico e produtivo, dos mais modernos e sofisticados até os pequenos e simples.

E também são muito importantes para a sociedade quando se refere sobre produtos básicos essenciais e também pela economia comercial que geram. Este setor é um dos que mais geram dinheiro em tributação aos governos.

De acordo com dados históricos, surgiram os primeiros supermercados nos Estados Unidos, por volta de 1929. No Brasil, foi somente a partir de 1950 que apareceram os primeiros supermercados, que apresentavam embasamento nos modelos americanos.

Segundo a revista Abril, Os primeiros apareceram há mais de 70 anos nos Estados Unidos. O dono do título de primeiro supermercado é o King Kullen, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen.

A estratégia do pioneiro era simples: ele comprou um galpão industrial, adaptou o lugar para vender comida e deixou que as pessoas se servissem sozinhas. E tinha um detalhe importante: os preços eram bem mais baixos que nos antigos armazéns, onde os funcionários entregavam a mercadoria nas mãos dos clientes - o auto-atendimento, aliás, é a característica que distingue um supermercado dos outros tipos de loja que comercializam alimentos.

Em apenas seis anos, Cullen faturou alto e conseguiu abrir mais 16 filiais pelo estado de Nova York. A política barateira das grandes lojas se espalhou pelo resto do mundo. Nos anos 50, os supermercados chegaram à Europa e ao Brasil.

Por aqui, o primeiro supermercado foi o Sirva-se, aberto em 1953 em São Paulo. Já os hipermercados, irmãos crescidos dos supermercados, chegaram nos anos 80.

"O supermercado comercializa cerca de 8 mil itens, enquanto o hipermercado oferece de 20 mil a 50 mil itens", afirma a publicitária Heloísa Omine, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.

Com toda essa sofisticação, o preço baixo deixou de ser a única estratégia para turbinar as vendas. Hoje, os supermercados adotam poderosas estratégias de marketing em cada centímetro das prateleiras e dos corredores - existem até mesmo softwares especiais para organizar melhor as mercadorias.

Através deste trabalho analisaremos qual é a classificação do mercado mediante as suas características, pela maneira que se relaciona os compradores e vendedores é estabelecido à forma como os preços são determinados. É o que é denominado de estrutura de mercado sendo as principais: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, concorrência monopolística.

Também no ambiente administrativo, qualquer pessoa pode ter acesso a uma enorme quantidade de informações estatísticas. Os gestores mais bem-sucedidos são aqueles capazes de entender a informação e usá-la de maneira eficaz. Neste sentido, os métodos quantitativos e os conceitos estatísticos são frequentemente aplicados à gestão empresarial, auxiliando os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional.

Então abordaremos este assunto através das Medidas Descritivas (Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão, Técnicas de Amostragem Probabilística) e Números-Índices (deflação de dados).

E por último será abordado sobre a tendência do capitalismo em sua atual fase, de se tornar monopolista e quais são as implicações sociais desta tendência.

2 DESENVOLVIMENTO

O setor supermercadista no Brasil passou por profundas transformações na década de 1990 tais como o processo de consolidação das maiores empresas, automação comercial e uso de transferência eletrônica de informações.

Porém o que vale destacar é que o setor supermercadista apresenta grande importância na geração de emprego, renda, produção e imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) e o PIB setorial é de aproximadamente 5% do produto interno bruto nacional.

Temos entre as maiores do setor que foi chamado pela revista Exame de Clube do bilhão: 15 supermercados que mais vendem no Brasil. Segundo a revista em São Paulo - O setor de supermercados no Brasil faturou 272,2 bilhões de reais em 2013, um crescimento de 5,5% na comparação com 2012.

Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as cinco maiores redes desse segmento no país registraram vendas superiores a 140 bilhões de reais. O Grupo Pão de Açúcar segue como primeiro no ranking. Temos ainda nesta lista entre as redes de supermercados que mais faturam no Brasil de acordo com a Abras: Grupo Carrefour, Grupo Walmart Brasil e Lojas Americanas.

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Mas o que queremos destacar neste trabalho é a respeito das estruturas de mercado. Um mercado é constituído de compradores e vendedores. A palavra mercado pode tanto se referir a uma economia como um todo – o mercado brasileiro ou mercado de São Paulo, por exemplo – ou a um produto ou um setor específico qualquer – o mercado de trabalho, o mercado agrícola, o mercado de automóveis, de calçados ou de livros.

Observa-se, de outra parte, que as relações entre compradores e vendedores seguem padrões diferentes, dependendo do tamanho desse mercado, do número de agentes econômicos (vendedores e compradores) que nele atuam e até mesmo do tipo de produto comercializado. Como resultado, a forma como os preços são determinados varia de acordo com as características de cada mercado. Essas características permitem diferenciar quatro estruturas básicas de mercado:

i) Concorrência perfeita

ii) Monopólio

iii) Oligopólio

iv) Concorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com