TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA

Trabalho Universitário: ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

Ética não é parte do nosso pacote ao nascermos. Ela é construída ao longo da nossa vida de acordo com a sociedade da qual

fazemos parte?

Sim, ao observamos os valores sendo vividos,sendo colocados em pratica,sendo divididos nós tomamos conhecimento que estes valores são bons, são ideais para vivermos bem e vivermos em coletividade,infelizmente na nossa sociedade, a brasileira, muitos padrões éticos são sendo postos de lado, ineficiência? Não! Simplesmente porque não coaduna com idéia geral de levar vantagem, de ser o primeiro, de ser o importante, de ser esperto,muito triste ver que em uma sociedade o Estado tenta por lei aplicar a ética, como se ela fosse imposta. Agir com ética, hoje me dia esta parecendo algo de luxo em que você possa gastar seu dinheiro para sanar a falta de ética dos outros.

Ética jurídica.

Conjunto de regras de condutas que regulam a atividade jurisdicional visando a boa pratica da função bem como a preservação da boa imagem do profissional e de sua categoria.

Neste mundo conturbado aonde e cada um por si, onde quer se chegar ao topo a qualquer preço, falta-se a ética.

E quem mais que qualificado para defender aquele que e vitima da falta de ética do outro, o advogado, o promotor, o juiz enfim todos os operadores do direito e estes rigorosamente devem se pautar pela ética, pois alem de serem operadores do direito, são confidentes, conselheiros e instrutores, como poderiam agir e fazerem agir contra a ética? Todo segredo, todo pormenor, toda ação deve ser manipulada, usada com a ética e olhe que a palavra manipulada gera um mau esta por estar carregada(erroneamente) pela falta de ética, quantas vezes ouvimos palavras pejorativas contra a categoria dos operadores do direito simplesmente porque alguns infelizmente agiram sem ética.

Pluralismo jurídico o policentismo jurídico.

E uma diversidade de normas presente na sociedade antagônica a monismo que e a norma imposta pelo Estado.

Não e um fenômeno regional e recente e esta se espalhando,aqui no Brasil esta sendo notado no que se refere aos meios alternativos, meios estes que estão atingindo as classes menos favorecidas no que se diz respeito a usar,ser protegida,ser ouvida pelo direito, ter suas lides resolvidas pelo direito e não pelo poder paralelo.isto e um espelho do que acontecem com a inficiencia das normas impostas pelo Estado. Porem o pluralismo jurídico pode complementar as normas do Estado a elgumas vezes vai de encontro a ele gerando discursões, mas a maioria vislumbra o Pluralismo Jurídico como algo que vai reedificar o homem fazendo o bem a ele.

E o direito alternativo e uma conseqüência deste pluralismo jurídico uma vez que atinge o caso concreto resultado ocorrido com a reilutura das normas perante uma atualidade social perante a ineficiência ou insuficiência do direito em resolver tais casos.

E onde nasce esta critica ao direito fazendo-o como guardião de uma sociedade injusta e massacrante.

Então de tudo acima explicado o pluralismo jurídico algo que deve ser dilapidado, exposto e estudado e acima de tudo levado ao operador do direito como mais uma ferramenta que vise sanar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com