TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS TECNOLOGIAS PELO PROFESSOR NA ESCOLA RURAL SOL NASCENTE

Por:   •  20/9/2016  •  Artigo  •  3.562 Palavras (15 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 15

FACO – FACULDADE ORTODOXA

INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GUARANTÃ DO NORTE - MT

 

 

 

THIAGO VIEIRA DO NASCIMENTO

 

 

 

 

 

 

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, EAD E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFESSORA: ALZIRA FIGUR DA LUZ 

O USO DAS TECNOLOGIAS PELO PROFESSOR NA ESCOLA RURAL SOL

NASCENTE

 

 

 

Thiago Vieira do Nascimento[1] 

 

 

 

RESUMO  

A aspiração de que algum dia as escolas poderiam utilizar em sala de aula outras fontes de conhecimento além do habitual livro didático já vem se tornando realidade com o passar dos anos, não só em escolas urbanas, mas também nas rurais. Empregar outras tecnologias como computadores com acesso à internet, televisores, data shows se tornam cada vez mais imprescindíveis. Portanto, será averiguado in loco, se a escola Rural Sol Nascente e seus professores utilizam dessas e outras tecnologias na sua metodologia pedagógica. Através de uma abordagem ampla das tecnologias utilizadas pelos docentes, será analisado o nível de proximidade entre eles e as mídias existentes; e observado ainda, se a escola oferece aos educadores acesso as tecnologias que vem surgindo ao longo dos anos. A inserção de outras técnicas de instrução, além do livro didático, promove um grande avanço na metodologia de ensino possibilitando facilitar, dinamizar e despertar o interesse escolar.

 

Palavras-chave: Tecnologia; Educação; Escola rural; Ensino-aprendizagem.

 

 

USE TECHNOLOGY FOR TEACHER AT SCHOOL RURAL SOL NASCENTE 

 

 

ABSTRACT

 

The aspiration that one day schools could use in the classroom other sources of knowledge beyond the usual textbook is already coming true over the years, not only in urban schools, but also in rural areas. Employ other technologies such as computers with internet access, televisions, date shows become increasingly essential. Therefore, it will be examined in situ if the School Rural Sol Nascente and its teachers use these and other technologies in their teaching methodology. Through a comprehensive approach of the technologies used by the teachers, the level of proximity between them and the existing media will be analyzed; and observed even if the school offers educators access technologies that has emerged over the years. Inserting other instructional techniques, beyond the textbook, promotes a breakthrough in teaching methodology enabling facilitate, stimulate and arouse the interest school.

 

Keywords: Technology; Education; Rural school; Teaching-learning.

 

 

INTRODUÇÃO

 

As tecnologias, hoje, são cada vez mais utilizadas no dia-a-dia de cada um, se tornando indispensável para se viver em sociedade, pensando assim, quanto mais cedo iniciar o contato com essas novas tecnologias, mais fácil se torna habituar-se a elas e aprender a conviver com as mesmas.  

O estudo realizado na Escola Rural Sol Nascente visa estabelecer qual o nível de contato que a escola proporciona aos professores e alunos com as novas e “velhas” tecnologias, tais como, televisão, rádio, DVD, máquina fotográfica, data show, computador, acesso à internet e mídias diferenciadas como revistas e jornais, ultrapassando o tradicional livro didático.  

A partir daí, verificar a acessibilidade que a escola proporciona às tecnologias existentes e analisar, se caso houver, os métodos empregados pelos professores na prática de ensino-aprendizagem no uso dessas tecnologias. Ao examinar esses dados, averiguar através dessa escola, como os professores do ensino rural veem e utilizam essas tecnologias, se disponíveis.

Um dos métodos mais eficazes para alcançar com eficiência os resultados mais satisfatórios ao tema proposto e em consequência conseguir estabelecer através desta como as escolas rurais se relaciona com tecnologias existentes, é a pesquisa de campo. Através dela, esse artigo conseguiu estabelecer melhores parâmetros sobre como as escolas e os professores rurais do norte de Mato Grosso interagem com as tecnologias que surgem nos grandes centros urbanos. Com a pesquisa de campo foi possível analisar se os professores administram com eficiência essas tecnologias em sala de aula e o que pensam sobre elas.

A pesquisa aplicada nessa escola, situada a quarenta e cinco (45) quilômetros da cidade de Guarantã do Norte, baseou-se na aplicação de um questionário a quatorze (14) dos quinze (15) professores e o bibliotecário que trabalham nessa escola, desde o Pré até o Ensino Médio. Esta escola atende ao EJA (ensino de jovens e adultos) com uma (01) turma de alunos e cede o prédio para os cursos de extensão do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio fornecido pela Escola Estadual Albert Einstein, de Guarantã do Norte, que é especializada nessa área, o que possibilita o acesso aos alunos que circunvizinham a região.

O uso da tecnologia na educação sempre foi um tabu mal resolvido, existem os ditos “professauros” que não gostam de utilizar outro tipo de fonte a não ser o livro didático e chegam até a criticar quem utiliza métodos diferenciados para alcançar seus alunos em sala de aula. Os professores mais “atualizados” com os meios de comunicação que surgem a todo tempo no comércio mundial, defendem o uso de fontes alternativas em sala como TV, rádio, data show, computador e até celulares, valendo-se da tese que utilizando essas tecnologias os alunos assimilam com mais facilidade o conteúdo administrado em sala.  

 Na escola, antes de chegar às salas de aula, o computador teve seu uso exclusivo nas secretarias escolares, para utilização de tarefas administrativas como cadastro de alunos, pagamentos, controle de notas. Em seguida, passou a ser utilizado em laboratórios de informática, com o objetivo de aprofundar os assuntos debatidos em disciplinas isoladas.  

 Em Guarantã do Norte, as tecnologias ainda encontram obstáculos a serem ultrapassados, sejam eles professores que não gostam de utilizar materiais que são diferentes do convencional, do habitual livro didático. Talvez o motivo dessa resistência seja o modo como também foram ensinados em sua época escolar e/ou também por simplesmente não quererem modificar seus métodos didáticos por ser prático utilizá-los, já que estão habituados a lecionar dessa forma. Ou quanto ao material, que muitas vezes não existem nas escolas ou tem em pouca quantidade, obrigando o professor a agendar uma data para conseguir utilizálos, o que chega até a desestimular o educador que, em muitos casos, precisa esperar semanas para realizar a aula programa com o material necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com