TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NFLUÊNCIA DA CULTURA AFRO - BRASILEIRA NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL DO POVO BRASILEIRO

Por:   •  1/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.151 Palavras (13 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 13

INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRO - BRASILEIRA NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL DO POVO BRASILEIRO

Janete Alves

Joelita Maciel

Luane das Virgens

Sônia Regina Pereira dos Reis

Tutora: Vania Ribeiro

Centro universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi

Licenciatura Em Pedagogia (Ped.1422)- Seminário Interdisciplinar III

19/11/2016

RESUMO

Esse trabalho pretende ampliar o conhecimento e a discussão sobre a Influencia da Cultura Afro Brasileira na Construção da Educação Formal do Povo Brasileiro. Tendo como propósito agregar valores de conhecimentos e aprendizagens sobre a cultura afro-brasileira na educação. Através da ação educativa do educador, propõe facilitar aos alunos o ensino desse conteúdo buscando valorizar as heranças culturais dos africanos e afro-brasileiros conduzidos e transmitidos por eles. Baseia em refletir sobre sua contribuição e reconhecimento no contexto de várias atividades educacionais que englobam os contos africanos, para que possam neles, adquirir conhecimentos como: as tradições, costumes e saberes para que desta forma, identifiquem e respeitem culturas diferentes das que existem no conjunto escolar, por isso a implementação da Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Percebe-se, uma resistência por parte dos educandos em aceitar e aprender sobre novas culturas ou os diferentes modos de ser e de viver de cada pessoa inserida no âmbito escolar. Sendo assim, é imprescindível abordar e colocar em prática a historia oral sobre outras civilizações tendo o aluno condições de interagir e agir na sociedade e educação em que convivem. Para que todos possam entender melhor sobre o assunto, tratamos de forma bastante objetiva demonstrando a importância da cultura afro- brasileira na Educação. Utilizamos a modalidade de Pratica de Pesquisa Simulada. Para tal pesquisa foram utilizadas pesquisas bibliográficas, que são baseadas no estudo e pesquisa em livros, dados digitais e artigos.  

Palavras-chave: Afro-brasileira. Cultura. Educação. Lei 10.639/2003

1 INTRODUÇÃO

As reivindicações e atitudes por uma Educação que contemple a diversidade étnico-racial e cultural do povo brasileiro é algo antigo na história da Educação Brasileira. Desde o século passado que os movimentos sociais vêm desenvolvendo ações estratégicas para que isso aconteça, isto é, para que, realmente, haja uma transformação no currículo escolar. Segundo Silva, Edson (2011, p. 124):

Nas últimas décadas, em novos cenários políticos, os movimentos sociais com diferentes atores conquistaram e ocuparam seus espaços, reivindicando o reconhecimento e o respeito às sociodiversidades. Identidades foram afirmadas, diferentes expressões socioculturais passaram a ser reconhecidas e respeitadas, o que exigiu discussões, formulações e fiscalizações de políticas públicas que respondam às demandas de direitos sociais específicos.

Em virtude das reivindicações e pressões dos movimentos sociais, em particular do Movimento Negro, algumas políticas de ação afirmativa, principalmente no campo educacional, foram criadas, contribuindo para os avanços que se tem alcançado na luta contra as desigualdades sociais e raciais, especialmente na promoção da educação das relações étnico-raciais, em todas as modalidades e níveis e de ensino.

Dentro do âmbito escolar, percebe-se a existência de uma variedade cultural, contribuindo para o enriquecimento do processo educacional, possibilitando e favorecendo ao educador elaborar um trabalho que venha contribuir de forma particular para a superação de práticas que dificultam as relações de amizade na convivência escolar entre os educandos. Entendemos que a função social da escola é a de transmitir conhecimentos construídos historicamente que deve dar possibilidades aos educandos contato com várias manifestações culturais, visando tornar a escola um ambiente aberto às diferenças.

Segundo Damiani (2005, p.136), a escola tem o desafio de ser geradora dos conhecimentos críticos e criativos, formadora de sujeitos de sua aprendizagem, da cidadania de todos nas diferentes culturas da humanidade. Para tal, faz-se necessário a formação continuada de professores e outros profissionais, novas práticas pedagógicas, reflexão na ação, sistematização teórico-prática, construção de soluções e conhecimentos que garantam o ensino com qualidade social para aqueles que foram excluídos. Contudo, a transmissão oral de lendas, fatos, costumes, valores, pode ser vista como enormes ensinamentos, conhecimentos e saberes que auxiliam as pessoas a se integrarem no tempo, no espaço e nas tradições.

A oralidade é uma forma de registro, tão abrangente quanto à escrita, sendo um modo de expressão para espalhar todo o conhecimento trazido pelas gerações. Os contos orais expressam hábitos e valores que a escola deve participar, proporcionando através das atividades pedagógicas do educador uma aproximação do aluno, apesar de serem curtos induzem a criatividade e a imaginação de quem está lendo.

Eles são acesso constituem parte da tradição cultural de um povo, demonstrando a crença no ser humano, passando aos seus descendentes. Assim sendo, nesse contexto, verifica-se a contribuição da cultura africana e afro-brasileira na formação do povo brasileiro. No Brasil criou-se a Lei nº 10.639/2003, a qual determina que nos espaços escolares os ensinos da cultura africana e afro-brasileira devem fazer parte do currículo escolar, do projeto político pedagógico escolar, bem como no trabalho docente do educador em sala de aula.

2. CONCEITUAR CULTURA AFRO BRASILEIRA

A Cultura Afro-Brasileira é o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil Colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pela escravidão africana na época do tráfico transatlântico de escravos. A cultura afro-brasileira é bastante extensa em todo o Brasil, especialmente no estado da Bahia, onde se encontra a maior população negra fora da África.

No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se misturadas a outras referências culturais. Manifesta-se o interesse pela cultura afro-brasileira pelos estudos nos campos da música, linguística, sociologia, etnologia e antropologia, etc. A cultura afro brasileira se manifesta na religião, na música e na culinária sendo resultado também das influências dos portugueses e indígenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com