TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas Ambientalmente Responsaveis

Artigo: Empresas Ambientalmente Responsaveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

Um exemplo de preocupação com o meio ambiente é a adoção de certificação como, por exemplo, a ISO 14.001 (outras). A ISO, Organização Internacional de Normalização tem como propósito desenvolver e promover normas e padrões mundiais onde traduzam o consenso dos diferentes países do mundo, buscando facilitar o comércio internacional (OLIVEIRA, et. al.; 2007)

A norma ISO 14001 foi elaborada pela ISO que significa Organização Internacional de Normalização, entidade esta localizada em Genebra, Suíça, fundada no ano de 1947. A primeira versão da norma foi desenvolvida no ano de 1996, visando ao gerenciamento do meio ambiente por parte das organizações. A ISO tem como propósito desenvolver e promover normas e padrões mundiais onde traduzam o consenso dos diferentes países do mundo, buscando facilitar o comércio internacional. A ISO possui mais de 130 países membros, inclusive o Brasil. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o representante brasileiro na Instituição. Esta é uma norma de gerenciamento, não se apresentando como uma norma de desempenho ou de produto. Focaliza o processo de gerenciamento das atividades da organização que possuem impacto no ambiente. Ashley (2004, p. 39) afirma que “ISO 14000 é o padrão internacional comumente utilizado para auditoria ambiental, certificação e comércio ecos sensível”.

Os requisitos da norma são baseados nos seguintes aspectos: exigências gerais; política ambiental; planejamento; execução e operação; verificação e ação corretiva; e revisão da administração (OLIVEIRA, 2006).

O benefício mais facilmente identificado consiste na padronização mundial das ações relativas ao meio ambiente. A norma promove a preservação do meio-ambiente pelo atendimento a regulamentos e pela verificação do empenho com a gestão ambiental. A certificação ISO pode gerar uma vantagem competitiva para a empresa, sendo um diferencial para os clientes que preferem comprar ou utilizar produtos que respeitam o meio ambiente.

A possibilidade de certificar empresas através de auditorias por entidades especializadas independentes tem sido reconhecida pelo mercado como recurso de indiscutível validade. Levy (2004, p.07) afirma que “nos fóruns nacionais e internacionais dedicados ao tema responsabilidade social de empresa, a criação e instituição de mecanismos de monitoramento e de prestação de contas que visam a divulgar e a dar transparência às ações desenvolvidas ganham destaque”. Essa metodologia é aplicada por milhares de empresas nas áreas de qualidade (ISO9000), meio ambiente (ISO 14000), na saúde e segurança(OHSAS 18000) e nos direitos humanos e trabalhistas (SA8000). Por sua vez, Herzog (2004, p. 26) ressalta que “assim como ocorreu com o movimento de melhoria da qualidade, na década de 80, nos últimos anos empresas de todo o mundo passaram a buscar guias, princípios, certificações e selos que de alguma forma pudessem orientar e atestar as ações e estratégias ligadas à responsabilidade social”.

O processo de certificação de empresas propõe a utilização de ferramentas que visam a garantir a adoção de práticas de gestão da responsabilidade social. É um instrumento que atesta a atuação das empresas na área. Levy (2004, p. 07) destaca “as auditorias e certificações, que são normas contábeis que procuram estabelecer um conjunto de padrões e indicadores auferíveis, relativos às condutas trabalhistas, sociais e ambientais adotadas”.

Para Melo Neto e Froes (2001, p. 173), “o objetivo é atestar a responsabilidade social da empresa, comprovar o exercício pleno da sua responsabilidade interna e externa, conferindo-lhe a condição de empresa-cidadã, e demonstrar que seus produtos são socialmente corretos”.

A Conformidade do sistema com a ABNT NBR 14001 garante a redução da carga de poluição gerada por essas organizações, porque envolve a revisão de um processo produtivo visando a melhoria continua do desempenho ambiental, controlando insumos e matérias-prima que representem desperdícios de recursos naturais. Um dos modelos de SGA pode ser encontrado na Norma Brasileira (NBR) International Organization for Standardization (ISO) 14001 de 2004, a qual foi redigida deforma a aplicar-se a todos os tipos e portes de organizações e para adequar-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais. Assim sendo, duas organizações que desenvolvam atividades similares, mas que apresentem níveis diferentes de desempenho ambiental podem atender aos requisitos da norma e receber certificação, no entanto, ressalta que sua adoção não garantirá, por si só, ótimos resultados ambientais. O sistema de gestão ambiental deve estimular as organizações para utilizarem a melhor tecnologia disponível e economicamente exeqüível. .

Certificar um Sistema de Gestão Ambiental significa comprovar junto ao mercado e a sociedade que a organização adota um conjunto de práticas destinadas a minimizar impactos que imponham riscos à preservação da biodiversidade, a obtenção da certificação ambiental por uma empresa e as condições para manutenção dependerão, inequivocamente, da participação consciente de seus funcionários e fornecedores. A conscientização e o adequado treinamento dos funcionários têm importância virtual nesse processo, pois, muitas vezes, é através de erros operacionais que podem ser gerados resíduos e provocados os maiores acidentes.

Com isso, além de contribuir com o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da população, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com