TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensinando ciências para o 4° Ano

Por:   •  10/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como ênfase ser passado para os alunos do 4°ano do ensino fundamental de ciência da importância para elaboração de projetos voltados a sustentabilidade visando à reciclagem de algumas matérias não orgânicos e principalmente à reutilização dos elementos como papel, vidro, plástico e metal.

        Nesse contexto, o presente trabalho junto com as crianças criaram possíveis soluções através da criatividade, novos meios de utilizar o material como novo recurso, como o pote de doce de leite um porta retrato, lata de leite ninho em um porta caneta ou para guardar outros objetos, entre outros.

  Desenvolve uma nossa também de sustentabilidade, pois ensina a reutilizar uma matéria que muita das vezes está em boas condições, e que podemos transformá-la em outro objeto útil, preservando a matéria natural e o meio ambiente.

  O plano de aula é grande aprendizado para as a crianças, e que com isso elas terão noção de como cuidar do planeta e irão passar isso pra frente, comunicando a família, os amigos a comunidade e etc.

   Esse plano de aula coopera na organização dos objetivos de ensino, e conteúdos a ser passados para os alunos, orientando o professor a passar uma informação precisa e eficaz, para que nada de importante seja esquecido e o objetivo da aula seja alcançado.

        






PLANO DE AULA: CIENCIAS NATURAIS

Serie: 4°ano

Disciplina: Ciências Naturais

Objetivo geral:

 Formular questões, diagnosticar á propor soluções para problemas reais a partir de elementos das ciências naturais, colocando em pratica conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.

Objetivos específicos:

  • Conhecer matérias recicláveis e processos de tratamento de algumas matérias do lixo-matéria orgânico, papel plástico, etc.
  • Organizar e registrar as informações por intermédios de desenhos, listas, e ate projetos como a reciclagem de matérias.
  • Desenvolver possíveis soluções para o problema em questão.

Conteúdos:

  • Formas de tratamento do lixo
  • Matérias recicláveis
  • Lixo reciclável: cores dos cestos para separação do lixo.
  • Reciclagem.
  • Listas e desenho de uma situação alarmante e possíveis soluções para um mundo mais reciclável.
  • Ensinar a importância de um planeta mais limpo.

 




PROCEDIMENTOS:


1°etapa: iniciaremos a aula mostrando o vídeo: os impactos do lixo na natureza. A reciclagem como solução.

Logo após do vídeo, discutiremos sobre o problema em questão começando com algumas perguntas como:

      Do que trata o vídeo?

      Qual o problema que ele mostra?

      Vocês já viram os lixos jogados na rua, margens ou ate mesmo nos rios?

      O que isso pode causar na natureza?

      O que vocês acham disso?

      O que o vídeo propõe para que solucionemos essa situação?

  Após essa conversa iremos entregar copias dos textos: texto 1°Forma tratamentos do lixo. Texto 2° matérias recicláveis. Texto 3° Lixo reciclável: cores dos cestos para a separação.

  Logo depois de apresentar os textos pra eles iremos lê-los juntos, para que a leitura seja clara e objetiva.

  Texto 1°Destacando as formas de tratamentos usadas no lixo como a incineração que consiste na queima do lixo, com o objetivo de diminuir o volume do lixo, porem esse processo quando feito incorretamente pode ser prejudicial a natureza, trazendo malefícios consideráveis, não tendo controle do fogo por exemplo, liberando gases poluentes e tóxicos, prejudicando também o solo com a presença das cinzas.
  Também temos a reciclagem que é a reutilização da matéria. .transformação e reutilização, eles permitem que não seja mais necessário recorrer às fontes naturais para a produção de outros materiais, preservando e impedindo também o acumulo de lixo que evita a proliferação de doenças. A compostagem é a matéria orgânica que compõe o lixo, transforma em adubo orgânico, traz á garantia de destinar o lixo para um ambiente que não traz perigo a saúde e nem polua o meio ambiente. À reciclagem e compostagem transforma o lixo em matéria útil.

  Texto 2°: ensinaremos que matérias recicláveis são aqueles que sofreram uma transformação física ou química, mas mesmo assim podem ser reutilizados no mercado, que para esse processo ser eficaz é necessário que haja uma seleção previa, ou seja, a separação do lixo como papel, plástico, vidro e metal. E que depois ainda uma seleção mais aprofundada dessas matérias, como por exemplo, a separação de plástico mole, duro, metais de latão ou alumínio etc. Para que estes tenham interessa comercial. Depois desse processo todo eles são transportados  e vendidos ás industrias de reciclagem.

Texto 3°:mostraremos como é a separação dos matérias de lixos de acordo com a cor de cada cesto de lixo como: azul (papel e papelão),vermelho(plástico),

Verde (vidro), amarelo (metal) entre outros.

   Etapa 2: 1°reciclagem: Papel e Papelão

   Apresentaríamos como será a aula de hoje, reciclagem a partir dos conhecimentos anteriores.

   Mostraremos o vídeo: RECICLAJE Organizador JOYERO de Flor Así o más fácil★. De uma reciclagem feita com papel e papelão. E então produziremos essa reciclagem com matérias pedidas nas aulas passadas.

  • 6 rolos de papel higiênico ou 3 rolos de papel toalha
  • Cola, tesoura, tinta guache azul claro e escuro e pincel
  • Papelão quadrado
  • E adesivos.
  • Papel cartão

 Recortes os rolos no meio, cole-os um no outro, e cole na superfície do papelão recortando as beiradas do papelão, em seguida vamos fazer a tampa usando-o como molde, recorte e com tirinhas de papel cartão cole ao redor da tampa. Em seguida é só pintar e colar os adesivos.

   2° reciclagem: vidro.

   Passaremos o vídeo: Potes de vidro virando portas retratos.

Potes de vidros virando porta retrato Emoticon heart

Materiais

  • Pote de vidro
  • Foto
  • Papel contact
  • Cola relevo
  • Acessórios para decorar o vidro
  • Tinta spray ou tinta para todas as texturas de cor verde

Dica: Use 3 imas de geladeira para fazer o pesinho do porta retrato .Você pode usar botões, pérolas e Spike é só usar a imaginação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com