TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia cama

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 2

                        ERGONOMIA

A Ergonomia trata do estudo necessário para analisarem-se alturas, manejos, esforços e movimentações necessários no desenvolvimento do novo produto. Um ambiente hospitalar é diariamente caracterizado pela circulação de diversas pessoas, profissionais da saúde, equipamentos e camas hospitalares. Com isso, para o bom andamento dos servi- ços e do atendimento, deve haver a preocupação quanto à correta aplicação de conceitos ergonômicos adequados para a acessibilidade de todos aos produtos e aos ambientes. O termo ergonomia é definido como o estudo da relação do homem, máquina e ambiente de trabalho. Devem ser analisadas as características do trabalho de acordo com as capacidades e limitações do trabalhador, para depois se projetar o trabalho que ele consegue executar, evitando causar fadiga, estresse, erros e acidentes no trabalho, proporcionando-lhe mais segurança e satisfação. Deve também ser utilizado o estudo antropométrico, devido às diversificações de medidas do ser humano.

 Ainda, “desenho universal”, segundo a ABNT/NBR 9050 (2004), é entendido como uma base de soluções para uma acessibilidade ambiental mais ampla, proporcionando maior cuidado no tratamento de características incomuns do público-alvo, atendendo às maiores variações possíveis das características antropométricas e sensoriais da população.

Com isso, o propósito de se projetar produtos que possam atender o maior número de pessoas realiza-se com o estudo da ergonomia, obtendo-se como referência o estudo da antropometria, no qual se abordam as medidas extremas da população, tanto a menor quanto a maior, a fim de se realizar uma média acessível a todos.

 Em relação ao trabalho exercido pelos profissionais da saúde em hospitais, destaca-se que ao se efetuar a regulagem da cama a manivela, deve-se considerar os tipos de medidas necessárias ao esforço do trabalho a ser realizado. Essas medidas devem ser tanto dos homens quanto das mulheres, a fim de se realizar o estudo das medidas extremas e de se definir uma medida apropriada para o tipo do trabalho.

O trabalhador, muitas vezes, assume posturas inadequadas devido ao projeto deficiente das máquinas, equipamentos, postos de trabalho e, também, às exigências da tarefa, conforme Iida. O redesenho dos postos de trabalho podem melhorar a postura e reduzir a fadiga, dores corporais, afastamentos do trabalho e doenças ocupacionais, ocasionadas por movimentos realizados de forma errada.

As camas hospitalares com regulagem manual possuem seu manejo definido como grosseiro, pois o usuário deve utilizá-la com o centro da mão, o que ocasiona desconforto, pelo fato de ser mal posicionado no produto. Porém, a possível utilização de um manejo fino na concepção do mecanismo poderia facilitar o uso e prevenir problemas de saúde a quem for utilizar a regulagem. Assim, a ergonomia neste projeto faz uma abordagem de acordo com os estudos antropomé- tricos, para obter-se dados compatíveis a todos indivíduos no desenvolvimento das medidas do novo produto, estudos de adaptação de manejos e controles, com a utilização de novos mecanismos que promovam a satisfação no trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com