TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Clássica E Burocrática

Pesquisas Acadêmicas: Escola Clássica E Burocrática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  1.671 Visualizações

Página 1 de 11

Teoria Geral da Administração – Djalma De Pinho Rebouças Oliveira

1- Quais as principais razões para o surgimento da Escola Clássica?

As principais razões para o surgimento da Escola Clássica se devem pelos seguintes acontecimentos:

a) Aumento da complexidade da administração das organizações: A economia crescia de forma rápida, isso com que as organizações também crescessem. A partir disto, houve uma demanda de acabar com a desorganização administrativa que era presente nas organizações.

b) Busca maior rendimento possível proporcionado pelos recursos das organizações: Esta situação foi provocada pelo incremento do nível de concorrência entre as organizações, que gerou três realidades. Segundo Djalma, a primeira realidade foi a “necessidade de aumentar a eficácia e produtividade das organizações, as quais eram sustentadas por pessoas, sendo que estas eram consideradas como simples instrumentos de produção”. A segunda era a necessidade de aprimorar os processos de produção da organização, elaborando tempo, métodos e adequações aos maquinários. E por último, como influencia do fator anterior, ajustar os pagamentos dos trabalhadores da época, o qual tinha relação de dia de trabalho à peças produzidas. Os trabalhadores só acreditavam que o esforço deles só era em beneficio dos donos das empresas, gerando a baixa estima e como consequência a pouca produtividade.

2- Dentre as principais contribuições das Teorias de Taylor e Fayol, cite aquelas que você reconhece nas rotinas da organização em que você trabalha (ou que você conhece).

As contribuições de Taylor com a Teoria da Administração Científica nas rotinas de organizações atuais são:

a) Contribuição direta para a maior eficiência nos processos produtivos, incluindo a redução dos custos de produção.

“Taylor acreditava que as organizações deveriam se dividir em trabalho e na especialização, na existência de superiores que fiscalizassem trabalhos de cada área, padronização de ferramentas e instrumentos de trabalho, na idéia de tarefa associada a prêmios pela sua execução adequada, pelo estabelecimento de rotinas de trabalho, bem como cálculos básicos para determinação dos custos de produção nas organizações.” (Oliveira, Djalma. TGA, p. 74).

b) Contribuição direta para estruturação e a aplicação dos princípios da administração;

c) Contribuição na evolução de comunidades onde as fábricas se localizavam;

Isso devido ao processo interativo que as organizações produziam mais, podiam vender mais barato e as pessoas da comunidade ganhavam mais – trabalhadores das organizações – e, portanto, podiam comprar e gastar mais.

As contribuições de Fayol com a Teoria de Processos Administrativos foram muitas, principalmente a função de planejamento.

a) Fez com que os executivos pensassem a respeito do futuro das organizações e cada uma de suas atividades

b) Que fosse estruturado um processo de planejamento considerando objetivos a serem alcançados, informações de recursos e a melhor maneira de realizar o planejamento, ou seja, seu processo.

Como função de organização:

a) Estudar divisão dos trabalhos;

b) Definir melhor as responsabilidades das unidades organizacionais e dos trabalhadores e executivos alocados nela;

c) Definir níveis de autoridade que os executivos das organizações devem ter para que possa ser exercido o comando de ações realizadas.

3- Quais as críticas e contracríticas da Teoria da Burocracia e que evoluções ocorreram a partir das contribuições dessa Escola?

As principais são:

a) A dificuldade de manter um ritmo acelerado das mudanças, tecnologias, e de conhecimento administrativo;

b) Dar muita ênfase aos métodos e procedimentos administrativos, em detrimento das habilidades, conhecimento, e criatividade das pessoas;

c) A teoria burocrática proporciona o “inchaço” nas organizações. Isto quer dizer que contribuiu para o aumento desnecessário de funcionários. As organizações hoje se preocupam com no máximo eficiência, deixando pra trás a eficácia e efetividade.

4- Conhecidas as teorias clássicas, que fundamentam as Escolas da Administração, façam um relato sobre em que aspectos – e de que forma a administração mais precisa se desenvolver.

Ao meu ver as organizações precisam ser mais humanas. Mesmo que ainda algumas se preocupem com o lado pessoal do trabalhador, a comunicação interna e motivacional nas empresas ainda são pouco suficientes para gerar rendimento de trabalho. As organizações precisam se importar com o bom rendimento dos profissionais que nela atuam. Para isso, é preciso acreditar no que se faz, na ascensão de sua carreira, no seu retorno pessoal como profissional.

Introdução à Teoria Geral da Administração – Idalberto Chiavenato

1- Quais as principais razões para o surgimento da Escola Clássica?

A Escola clássica da administração surgiu em 1903 como conseqüência do crescimento desordenado das empresas após a revolução industrial, essas empresas necessitavam aumentar sua produção e diminuírem seus custos entre outros fatores.

As mudanças ocorridas no início do séc XX, em decorrência da Revolução Industrial, exigiram métodos que aumentassem a produtividade fabril e economizassem mão-de-obra evitando desperdícios, ou seja, “a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração.” (CHIAVENATO, 2004, p. 43)

Neste período temos dois personagens que desenvolvem os primeiros trabalhos a respeito da administração, os engenheiros Frederick Taylor que desenvolveu a teoria da administração cientifica dando ênfase a variável tarefa e Henry Fayol, criador da teoria clássica dando ênfase a variável estrutura.

2 – Dentre as principais contribuições das Teorias de Taylor e Fayol, cite aquelas que você reconhece nas rotinas da organização em que você trabalha (ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com