TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Humanista

Artigo: Escola Humanista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA HUMANISTA

A Teoria das Relações Humanas considerava que todo e qualquer trabalhador exerce influencia no comportamento organizacional, afetando diretamente a qualidade e o nível de produtividade das organizações.

Elton Mayo é considerado o principal idealizador do movimento das Relações Humanas, como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932.

Nascido em Adelaide, Mayo era um psicólogo e cientista social australiano. Estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland. Escreveu três livros, baseados nas descobertas das experiências realizadas em Hawthorne, dando origem à Teoria das Relações Humanas.

Foi a primeira a surgir, em oposição a Taylor, como uma tentativa de humanizar o trabalho. Com a abordagem humanística, a teoria Administrativa passa por uma revolução conceitual: a transferência da ênfase, antes colocada na tarefa(pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica), para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações.

A Abordagem Humanística faz com que a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios de Administração cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais - dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos.

Principais Contribuições da Teoria

Foram quatro contribuições principais da Teoria das Relações Humanas para a prática da administração pelas organizações. São elas:

Maior contribuição dos diversos profissionais nas organizações, independente de níveis hierárquicos.

Melhorias nas comunicações entre todos os níveis hierárquicos.

Reconhecimento da necessidade de capacitação do profissional, pois o trabalho em equipe e o conhecimento gerariam uma participação mais eficaz pelos profissionais nas organizações.

Aplicação de pesquisas, com uma abordagem humanística e democrática nas organizações. Proporcionando uma grande contribuição na área da administração, proporcionando trabalhar análises de conflitos trabalho em equipe, lideranças, níveis de motivação e criatividade, valores e incentivos.

As experiências levaram à conclusão de que não eram as mudanças nas condições de trabalho que afetavam a produtividade, mas o fato de os indivíduos destes grupos terem sido objeto de especial atenção. Este fato funcionou no sentido de aumentar a sua moral e, por conseguinte,contribuiu para um melhor desempenho.

O modelo das Relações Humanas tornou-se muito popular nos anos de 1950 e 1960,sublinhando a importância do homem e rejeitando a concepção do trabalhador como peça de uma máquina.

Características das Relações Humanas

Recompensas ou sanções sociais: o operário que produzir acima ou abaixo da médio do grupo, perderia o respeito perante seus colegas. Relações Humanas: ações e atitudes desenvolvidas pelo contato entre pessoas e grupos. Importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com